Arraial Azul 2017 - 1º e 2º anos

21/06/2017

Arraial Azul – 1º e 2º anos


Este ano, os alunos do 1º e 2º anos fizeram uma releitura cultural da Região Sudeste do Brasil. A variedade cultural desta região é um importante patrimônio do nosso país, com esculturas, pinturas, músicas, comidas e jeitos de falar, característicos de cada estado.

Foi realizado um trabalho sobre o significado das festas juninas, santos homenageados e toda a simbologia que caracteriza essa manifestação cultural com suas vestimentas que representam o homem do campo que festejam as colheitas e também os alimentos peculiares preparados com milho e amendoim, além das brincadeiras típicas de pescarias, tomba lata, jogo do palhaço e da argola.

Em Artes, os alunos estudaram as obras dos artistas Volpi e retrataram  as bandeirinhas, preocupando-se em fazer uma composição com a tonalidade das cores para apresentar uma harmonia artística em sua produção, compondo um painel de tecido.

Outro destaque foram os murais de madeira que foram confeccionados a partir de cenas típicas de festa junina e também da releitura das obras do Volpi.

As manifestações folclóricas em Minas Gerais, por exemplo, tiveram suas origens nas tradições, nos usos e costumes com forte influência das culturas portuguesa, indígena e africana, assunto estudado pelos alunos do 2º ano em sala de aula.  

Pensando nessa diversidade, as turmas do 2º ano homenagearam as Minas Gerais.
Toda a alegria, encantos e acalantos foram representados na dança e na música  mineira.  

O 1º ano dançou a quadrilha tradicional com seus passos típicos: o garranchê, caminho da roça, túnel, caracol e muito balancê.

No início da apresentação, tivemos a entrada em peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pedindo... Mas muito mais agradecendo!

RELACIONADAS

A apresentação do carimbó homenageia a região norte do Brasil....

Confiram alguns momentos do Arraial no Berçário Les Enfants d'Emilie....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok