Arraial Azul 2017 - Educação Infantil e Preschool

21/06/2017

Arraial Azul - Educação Infantil e Preschool


O Arraial Azul é, sem dúvida, um momento importante para o Colégio Emilie de Villeneuve, pois podemos contribuir com a cultura popular brasileira e festeja-la em toda a sua diversidade. 

É com muita alegria que homenageamos o norte do Brasil, mais especificamente Belém do Pará e Ilha do Marajó, lugares ricos em beleza natural e biomas, conhecidos mundialmente por sua fauna e flora, seus rios caudalosos, água doces que mais parecem um mar de tão longos, extensos, com suas margens a perder de vista, e como se fossem ruas, por onde todos os dias, em seus barcos, pescadores e ribeirinhos transitam daqui para lá e de lá para cá, fazendo comércio e convivendo em uma verdadeira simbiose com a natureza.

Este lugar de natureza abundante, onde habitam os botos rosas, galantes e sedutores, os uirapurus, pássaros encantados de canto irreproduzível (não seria este o próprio canto de uma criança?), os curiós, lindamente emplumados pela mão divina, o homem se inspirou, e na mistura das raças criou ritmos sincopados, únicos, e tambores para entoar: “ole-rê, ola-rá, misturando carimbó, siriá, carimbó, sirimbó, é gostoso, é gostoso em Belém do Pará”.

Para esta apresentação, foram realizadas pesquisas e estudos, sobre uma das manifestações populares mais importantes do Brasil: O Carimbó!

O carimbó é uma dança e um ritmo tocado pelo curimbó, tambor feito de um tronco de madeira oco, em torno do qual esta dança acontece. 

O tambor é um objeto sagrado, responsável por animar e conduzir o povo à dança e à alegria em louvor à vida. 

O carimbó é uma manifestação popular que ocupa ruas e praças em várias épocas do ano, confirmando o seu traço de identidade e afirmação cultural: estamos no Brasil! 

Nas festas juninas da região amazônica, o carimbó é cantado e dançado como parte integrante da quadrilha.

As crianças da Educação Infantil e do Preschool, apresentaram o carimbó ao som do curimbó, vestidas com trajes típicos e movimentos leves e rodopiantes, representando assim a cultura da região norte.

RELACIONADAS

Uma releitura cultural da região sudeste do Brasil!...

Confiram alguns momentos do Arraial no Berçário Les Enfants d'Emilie....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok