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Dúvidas frequentes sobre férias, Moodle e investimentos em tecnologia

17/04/2020

Dúvidas frequentes sobre férias, Moodle e investimentos em tecnologia


Acompanhando o processo desenvolvido nestes tempos de coronavírus somos surpreendidos, com frequência, com o nível de aprendizagem de alunos dedicados e professores criativos em suas propostas de aula. 

Temos certeza que o sucesso se dá graças à colaboração das famílias que têm se empenhado para conciliar as atividades domésticas, o trabalho à distância e o acompanhamento dos filhos em suas tarefas diárias. Nosso agradecimento a todos! 

Para mantermos nossa relação próxima, respondemos às dúvidas que surgem a respeito deste período de distanciamento social.


Por que o Emilie não optou pelas férias em abril?

Logo no início do ano fomos surpreendidos com a pandemia do coronavírus. Neste momento do ano letivo, tanto os estudantes como os professores estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e com todas as condições para continuar os trabalhos referentes ao 1º bimestre escolar. O Emilie se mobilizou para o ensino à distância conforme as orientações dos órgãos públicos.

Agora, após o fechamento das notas, reunião de pais e recuperação paralela, daremos início ao 2º bimestre também on-line, com atividades diferenciadas, videoconferências, videoaulas, sala de bate-papo no Moodle etc. até novas orientações dos poderes públicos.

Nossa intenção é manter as férias para final de junho e parte de julho, a depender dos desdobramentos da pandemia e respeitando as convenções da categoria dos professores.

É importante lembrar que ao dividir o tempo do trabalho escolar intercalando os quatro bimestres com as férias de forma mais proporcional, todos os envolvidos - famílias, alunos, professores, equipe diretiva e técnica - terão condições de trabalhar com mais qualidade no 2º semestre, considerando que essa nova modalidade de ensino-aprendizagem exigiu grande esforço, dedicação e capacidade de tolerância e adaptação de todos nós.


Por que o Emilie optou pelo software educacional Moodle?

Conectado ao sistema do Emilie, o Moodle é um ambiente exclusivo e seguro, que preserva a autoria dos trabalhos dos professores e garante a segurança dos dados dos profissionais e dos alunos, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o que não seria possível com plataformas como o Google, Zoom, Classroom etc.

Todas as ações dentro deste ambiente são registradas, gerando relatórios de presença dos alunos, tempo de conexão, interação com as propostas de aula e conversas com ou sem os professores.

O Moodle também apresenta a facilidade da versão em aplicativo para o celular, emitindo alertas de datas e mensagens.


Além das aulas em videoconferências, quais outras estratégias os professores utilizam para ensinar na plataforma Moodle?

A plataforma Moodle reproduz o ambiente de sala de aula presencial com muita interatividade e ferramentas que vão além das transmissões ao vivo.

Os alunos do 6º ano ao Ensino Médio já utilizavam os recursos do Moodle como complemento às atividades presenciais e as videoconferências passaram a fazer parte do sistema neste período em que nos adaptamos para o ensino totalmente à distância.

Além disso:

- Os professores publicam apresentações em telas ou em vídeos com teorias e resolução de exercícios que substituem as lousas digitais;
- Os temas das aulas são debatidos em fóruns;
- Há salas de bate-papo para esclarecimento de dúvidas;
- Avaliações em tempo real, em horário definido pelo professor e sem a possibilidade de acesso posterior;
- As videoconferências ficam salvas e disponíveis para os alunos que desejarem rever o conteúdo;
- Pedido de atividades que os alunos enviam aos professores para correção;
- Pedido de atividades de avaliação com data limite de envio;
- Comunicação por mensagens para a turma toda ou individualmente aos alunos com orientações específicas para a realização das atividades;
- Indicação de links de vídeos, jogos e documentários que são retomados posteriormente nas videoconferências ou atividades propostas;
- Videoconferência do professor monitor de sala para ouvir as necessidades dos alunos e dos representantes de classe;
- Para alunos do Ensino Médio, conteúdo específico do RUN - Rumo à Universidade: revisão para os vestibulares, simulados on-line e plantão de dúvidas.

Embora as videoconferências aconteçam em horários pré-determinados, os professores sempre estão disponíveis na plataforma no horário normal de suas aulas para atender às necessidades dos alunos nos fóruns ou mensagens privadas, bem como com a proposta e correção de exercícios.


Qual o tempo de estudo em casa que o aluno deve cumprir durante o período de distanciamento social?

A rotina de estudo à distância exige ainda mais disciplina que a rotina presencial, com a intervenção constante do professor.

Desde o dia 23 de março os professores do Emilie estão conectados à plataforma Moodle durante o período de aula regular, ou seja:

- Educação Infantil ao 5º ano, turmas da manhã: das 7h20 às 11h50
- Educação Infantil ao 5º ano, turmas da tarde: das 13h10 às 17h40
- 6º ano ao Ensino Médio: das 7h10 às 12h30
- Ensino Médio, aulas à tarde: das 13h30 às 16h.

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, é esperado que o aluno também esteja conectado nestes horários assistindo às videoconferências e às videoaulas, produzindo textos, resolvendo exercícios, tirando dúvidas, ou seja, participando ativamente de seu processo de aprendizagem monitorado pelos professores.

Para os alunos da Educação Infantil e Preschool, as atividades e os encontros virtuais sempre respeitam o tempo máximo de 1 hora de exposição às telas, de acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP).

Para isso é importante a ajuda das famílias na orientação da organização desta rotina com um espaço adequado para os estudos, intervalos para uma alimentação saudável e momentos de relaxamento e satisfação pelo novo conhecimento.


Quais investimentos foram feitos em tecnologia após o fechamento da escola por determinação das autoridades?

Voltamos nossos esforços na garantia de oferecer aos funcionários e professores todas as condições para o desenvolvimento de um ensino à distância com a qualidade já oferecida presencialmente.

- Criamos uma equipe de suporte aos pais, alunos e professores;
- Capacitamos os professores da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental no uso da plataforma Moodle, já que era utilizada pelos professores dos alunos mais velhos;
- Disponibilizamos vídeos tutoriais de auxílio ao uso do Moodle para pais e alunos;
- Contratamos servidores independentes para um funcionamento mais eficiente da plataforma;
- Disponibilizamos equipamentos de suporte para professores e funcionários;
- Contratamos a ferramenta de videoconferência BigBlueButton, com capacidade para 1000 acessos simultâneos.


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