GRSA - Lancheira saudável

29/10/2018

Como montar uma lancheira saudável para seu filho?


Para que o seu filho cresça forte e saudável, é muito importante que ele tenha, desde pequeno, uma alimentação equilibrada.

Existem vários alimentos considerados mais saudáveis que podem ser introduzidos na alimentação na escola: sanduíche sem maionese, frutas in natura, salada de frutas, sucos naturais, industrializados com mais de 50% de polpa, suco à base de soja, salgados assados, vitaminas de frutas, bolos simples enriquecidos com vegetais ou frutas, iogurte e bebidas lácteas.

Ao oferecer alimentos industrializados como refrigerantes, doces, biscoitos recheados dentre outros, a criança recebe excesso de gordura, açúcar, conservantes ou corantes, que podem comprometer o crescimento e promover a carência de vitaminas e minerais, além de aumentar o risco de doenças como alergias e obesidade.
 

Não poderá faltar no lanche da escola:
 
• Um líquido: para repor as perdas nas atividades físicas: sucos, chás e água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack, preferencialmente sem açúcar.

• Uma fruta: práticas para consumir com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã̃, banana, pera, morango, uva).

• Um tipo de carboidrato: fornecer energia. Pães (integral, forma, sírio), biscoitos sem recheio, bolos caseiros. Cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche.

• Um tipo de proteína: queijos, requeijões, iogurtes (somente se for possível manter em temperatura adequada).
 
           
Também são importantes os cuidados com a higiene do lanche. Algumas recomendações:
 
  • Deixar os alimentos longe dos outros materiais que as crianças levam para a escola;
  • Para que o aroma do sanduíche não interfira no gosto da fruta, guarde tudo separado e bem embalado. Mande as frutas já lavadas e secas e envolva o sanduíche em papel filme;
  • As lancheiras térmicas são sempre a melhor opção, porém elas só funcionam com uma bolsa de gelo reutilizável. Elas têm o objetivo de melhor acondicionamento dos alimentos e manutenção da temperatura dos produtos frescos, como frutas e produtos lácteos. Normalmente, os alimentos perecíveis em bolsa térmica e gelo reutilizável podem ser mantidos por 3 a 4 horas, no máximo.
 




Notícia desenvolvida pela GRSA.

RELACIONADAS

Confira o que aconteceu neste bimestre na GRSA!...

Investindo em novos sabores por uma vida saudável e um planeta sustentável....

Participe desta campanha e seja 10 contra o desperdício!...

Saiba mais sobre a quinoa, o super grão com alto valor proteico....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok