icone whatsapp

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Emilie de Villeneuve trabalha com crianças de dois anos e meio a cinco anos promovendo a construção de seu conhecimento cognitivo e socioemocional, desenvolvendo-o por meio de multiplicidade de linguagens.

Nossa proposta pedagógica busca inspirações e fundamentações na abordagem das escolas infantis de Reggio Emilia (Itália) que tem como marca a imagem de uma criança potente que se expressa por diferentes linguagens. Desenvolvemos uma metodologia adequada a cada faixa etária e contamos com professores, especialistas e assistentes de classe nas vivências oferecidas na jornada escolar tais como: teatro, música, literatura, tecnologia, movimentos corporais, arte, língua inglesa, experiências nos diferentes laboratórios de investigação e ateliês, entre outras.

Dispomos de:

– Salas de aula amplas, arejadas, climatizadas e equipadas com multimídia
– Parques instalados em ampla área verde
– Jardim sensorial
– Horta
– Viveiro com coelhos
– Pátio coberto
– Amplo tanque de areia
– Bondinho para facilitar a passagem de um prédio a outro
– Quadras poliesportivas
– Laboratório de informática
– Espaço de leitura
– Biblioteca informatizada e com acervo atualizado
– Cozinha experimental
– Refeitório adequado aos pequenos
– Sala de projeção
– Auditório equipado para realização de eventos culturais e pedagógicos
– Espaços adequados para atividades esportivas extracurriculares tais como: natação, judô, balé, ginástica artística, entre outras modalidades.

Um projeto educacional de excelência se dá na parceria entre a família e a escola.  A participação da família na formação da pessoa que queremos ajudar a formar é uma razão pela qual o colégio inclui momentos e ações que pedem a participação de pais e responsáveis, para que juntos possamos efetivar os direitos de aprendizagem das crianças e contribuir efetivamente para a formação de uma pessoa competente no mundo contemporâneo.

O Emilie promove para pais e responsáveis palestras com profissionais de diferentes áreas do conhecimento e os convida a participar de oficinas, exposições, circuitos esportivos, bem como de voluntariado em projetos sociais.

Nosso período de acolhimento e adaptação ao ambiente escolar acontece junto com as famílias até que a criança se sinta segura e inserida em seu novo grupo. Mantemos um diálogo constante com as famílias por meio de reuniões individuais com professores e coordenação pedagógico-educacional.

Os espaços do prédio da Educação Infantil e do colégio propiciam às crianças ambientes investigativos em que, entrelaçando sua curiosidade aos conhecimentos socialmente construídos, potencializam seu desenvolvimento aprendendo e crescendo na relação com os outros.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

O Colégio vê a formação pedagógica dos professores sob uma constante atualização para resultar na oferta de propostas e formatos dinâmicos aos alunos. Congressos, cursos, palestras e simpósios, reuniões pedagógico-educacionais são uma constante na vida dos professores e profissionais envolvidos na aprendizagem do Infantil.

A coordenadora pedagógico-educacional, de ensino religioso e pastoral interage com todos os professores contribuindo para a qualificação, assim como com os professores especialistas de Música, Inglês, Informática, Educação Física e professoras assistentes.

FAMÍLIA E EMILIE: UMA PARCERIA DE RESULTADO

Um projeto educacional de excelência, direcionado aos alunos dos primeiros anos, acontece com a participação da família, razão do colégio incluir momentos e ações que pedem a participação de pais e responsáveis.

Desde a presença no período de adaptação até reuniões individuais com professores e coordenação pedagógico-educacional, a integração é fundamental e contínua.

O Emilie promove aos pais e responsáveis palestras com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, oferece espaço de formação, convida à participação em oficinas, exposições, circuitos esportivos e como voluntário em projetos sociais.

Um encontro de esporte e lazer é programado às segundas-feiras, às 19h30.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ENSINO INFANTIL

Horários

Educação Infantíl / Preschool

Manhã: das 7h20 às 11h50
Tarde: das 13h10 às 17h40