Um olhar sobre a ditadura

05/07/2017

Um olhar sobre a ditadura
 

Durante o primeiro semestre, a EJA fez uma viagem pela história política e social do Brasil.

Com os componentes de ciências humanas, linguagens e códigos e ciências da natureza, os alunos do Módulo III do Ensino Médio estudaram todo o contexto que envolveu o golpe civil e militar e a redemocratização com as Diretas Já!

A visita monitorada ao Memorial da Resistência permitiu o aprofundamento dos conhecimentos de sala de aula sobre os atos institucionais do regime ditatorial, a promoção da censura, os exilados, desaparecidos e mortos.

A partir da sensibilização deste estudo de meio, a turma foi convidada a pensar em um formato de trabalho a ser apresentado para os outros módulos e professores. Para expressar tudo o que foi estudado, os alunos escolheram a dramatização e fizeram uma apresentação muito emocionante.

O jornalista Alípio Freire, que combateu a ditadura militar, veio ao Emilie prestigiar o Módulo EM III. Após a dramatização, ele contou sua história na vida política e as lesões sofridas durante o período em que foi torturado e preso.

Para conclusão dos estudos, fizemos uma reflexão sobre a relação entre os movimentos políticos e a articulação dos protestos, que na época da ditadura eram organizados de forma discreta e, atualmente, podem ser expressados nas redes sociais.

Os alunos encerraram as atividades com apenas uma dúvida: será que as pessoas que pedem a volta da ditadura conhecem a história do Brasil?
 

 
Fernanda Sobral e Valdimir Mosquezi, professores de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas da EJA

RELACIONADAS

Parabéns pela conquista!...

Poemas dos alunos do Módulo III sobre a missão de Maria Angélica no Haiti....

Uma mala com itens misteriosos recria as aventuras de Júlio Verne na EJA....

Os alunos da EJA fazem uma caça ao tesouro no mundo da literatura!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok