1º ano - Escrevendo do “seu melhor jeito”

11/04/2018

Escrevendo do “seu melhor jeito”

Para os adultos, não há dúvida de que as letras existem com a finalidade de formar palavras, frases e textos que têm como objetivo comunicar algo. Para as crianças, a lógica é bem diferente… elas precisam desvendar o mistério e ampliar seus saberes sobre o mundo letrado.
            Para compreender a escrita como sistema notacional, perceber sua função e relacionar as letras com os sons da fala, os alunos são convidados, em diferentes momentos da rotina, a expressar suas hipóteses e conhecimentos, escrevendo do seu melhor jeito.
             Os bingos de letras, de nomes dos colegas, forcas, listas de palavras, cantigas, parlendas e versos rimados são estratégias utilizadas com frequência no 1º ano, ampliando o repertório de palavras estáveis dos alunos, assim como seus conhecimentos acerca do sistema alfabético, favorecendo os avanços em suas hipóteses.
Ao longo do processo de construção da escrita, os alunos, imersos nesse ambiente letrado, fazem diferentes associações que, aliadas às intervenções das professoras, permitem que se tornem escritores.
            Sendo assim, é fundamental deixar que as crianças escrevam espontaneamente em vez de soletrar ou escrever palavras para que copiem, pois desta forma valoriza-se toda sua elaboração mental, fazendo com que se sinta segura para arriscar-se nas diversas situações de escrita.

Professoras do 1º ano