1º ano - Um dia numa Aldeia Indígena - 2018

10/09/2018

Um dia numa Aldeia Indígena
 
 
Uma flecha atirada e uma saudação, ho, ho, ho, ho... Foi desta forma que os alunos do 1º ano foram recebidos pelo chefe Joel, iniciando uma aventura no Sítio do Sol, um espaço cultural que abriga uma aldeia Indígena da etnia Guarani.
Com o objetivo de conhecer hábitos e costumes da cultura dos Povos Indígenas e compreender sua influência nas diversas áreas de nossas vidas, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar um dia na aldeia, perceber e experimentar sua harmoniosa relação com a natureza e como dela retiram apenas o necessário para sua sobrevivência, para a confecção de utensílios e objetos artesanais.
Além disso, conheceram como preparar remédios a partir de plantas, as tintas utilizadas na pintura de seus corpos, bem como alguns rituais que realizam em datas significativas como o ingresso na vida adulta e a formação de guerreiros. Aliás, tiveram o priviilégio de participar de uma dança em volta da fogueira e enfrentar desafios parecidos com os dos índios para demonstrar sua força e coragem.
Experimentaram comer com as mãos, usando como pratos as palhas do milho, alimentos por eles preparados como fazem cotidianamente. Peixe assado, carne, mandioca cozida, banana assada, melancia, abacaxi... fizeram parte do cardápio que foi muito apreciado por todos.
Para finalizar essa inesquecível aventura, atiraram de arco e flecha, surpreenderam-se mais uma vez com a habilidade dos índios. Depois,  pintaram o rosto com marcas que simbolizam força para os meninos e sabedoria para as meninas.
Foi realmente um dia com vivências significativas que favoreceram a aprendizagem e a troca de experiências.
 
Daniella Morgner Muratori Borges
Professora do 1º ano

RELACIONADAS

Saber ouvir o outro, a si mesmo, os sons e o silêncio, enfim, o mundo!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok