2º ano - Nunca dez!

30/08/2018

Nunca dez!


A aprendizagem do sistema de numeração decimal é algo complexo que envolve diferentes habilidades que necessitam ser trabalhadas por meio de jogos, brincadeiras, material concreto etc, para que os alunos possam ter experiências significativas na busca da sua compreensão. Acreditamos ser vital que o educando se aproprie deste sistema e não realize a técnica operacional sem qualquer sentido.

Uma destas habilidades é o entendimento de que a base do sistema de numeração é decimal, ou seja, os agrupamentos são realizados de dez em dez. Uma outra propriedade é perceber que o valor de um algarismo depende da posição que ele ocupa no número. Além disso, notar que é um sistema multiplicativo, que para formar o 50 temos 5X10.

Por esta razão desenvolvemos, no 2° ano do Ensino Fundamental, um trabalho com o jogo Nunca Dez, que utiliza o material dourado para ajudá-los na compreensão e representação dos agrupamentos e a troca de unidades em dezenas e dezenas em centenas. Associamos a esse material o quadro de ordens. Mais tarde, esse quadro auxiliará na introdução dos algorítimos formais da adição e subtração.


 
Alessandra Fujie, Flávia Ferreira, Juliana Vechi, Monica Francischetti, Solange Toyota e Vilma Sampaio
Professoras do 2º ano EF

RELACIONADAS

Pesquisas, debates e sensibilização para produções artísticas....

Componente do 2º ao 5º ano EF constitui recursos valiosos nos processos de aprendizagem....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok