5º ano - Inauguração de usina hidrelétrica

13/06/2019

Estudantes do 5º ano relatam suas observações sobre a inauguração de uma usina hidrelétrica
 
Imagine só! Você fazer a cobertura da inauguração de uma usina hidrelétrica?! De forma interdisciplinar, Português e Ciências, os estudantes vivenciaram esta aprendizagem. 
 
Ao longo do 2º bimestre estudaram sobre as diferentes formas de energia, o processo da produção nas usinas hidrelétricas e os impactos na paisagem, por meio de diversas atividades ampliaram a rede de conhecimentos e trouxeram descobertas sobre o assunto, “Descobri que com a quantidade de materiais utilizados na construção da Usina de Itaipu, era possível construir diversos estádios do Maracanã.” e que “O reservatório é maior que a cidade de São Paulo?”
 
E assim exercitaram a comunicação, análises, a tomada de decisão e o pensamento de um roteiro, os estudantes assumiram o papel de jornalista. Imaginaram como seria essa inauguração utilizando o lead (como, onde, quando, quem e por que), refletiram sobre a coerência das informações e por fim, sobre os impactos no ambiente. 
 
Ao promover atividades em que ocorrem o diálogo e as interações entre os conteúdos, possibilita ao estudante o pensamento crítico, tomar decisões, inovar, comunicar e contribui para uma consciência ambiental. 
 
Vamos conhecer algumas dessas notícias e alguns depoimentos dos alunos: 
 
“Nesta atividade nós tínhamos que fazer uma notícia sobre uma nova usina hidrelétrica que abriu em algum lugar no Brasil. Essa atividade permitiu que nós aprofundássemos nossos estudos de notícia e de usina hidrelétrica. É muito legal fazer atividades diferentes.”
Giulia Stanislau, 5ºD
 
“Nós fizemos uma atividade que produzimos uma notícia sobre usinas hidrelétricas. Inventei o nome, anunciei a nova usina, escrevi sobre os impactos ambientais que ela causaria e por fim, fiz um desenho da planta.”
Nina Tiemi, 5ºD
 
“A gente fez uma atividade sobre a inauguração de uma hidrelétrica. Pudemos escolher onde e como seria. Eu achei a atividade bem legal, pois aprendemos Português e Ciências na mesma atividade, como, a estrutura de notícia e a hidrelétrica.”
Benício M. Patrick, 5ºE
 
“Foi muito legal e divertido fazer esta atividade, nós pudemos fazer desenhos e planejar. Muitos amigos também gostaram.”
Davi Netto, 5ºF
 
Professora Mirella Scrivano, 5º ano 

RELACIONADAS

Eles mostraram todo seu conhecimento durante o famoso jogo de soletração em inglês....

Alunos do 2º ano participam de campeonato de xadrez japonês....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok