5º ano - Inauguração de usina hidrelétrica

13/06/2019

Estudantes do 5º ano relatam suas observações sobre a inauguração de uma usina hidrelétrica
 
Imagine só! Você fazer a cobertura da inauguração de uma usina hidrelétrica?! De forma interdisciplinar, Português e Ciências, os estudantes vivenciaram esta aprendizagem. 
 
Ao longo do 2º bimestre estudaram sobre as diferentes formas de energia, o processo da produção nas usinas hidrelétricas e os impactos na paisagem, por meio de diversas atividades ampliaram a rede de conhecimentos e trouxeram descobertas sobre o assunto, “Descobri que com a quantidade de materiais utilizados na construção da Usina de Itaipu, era possível construir diversos estádios do Maracanã.” e que “O reservatório é maior que a cidade de São Paulo?”
 
E assim exercitaram a comunicação, análises, a tomada de decisão e o pensamento de um roteiro, os estudantes assumiram o papel de jornalista. Imaginaram como seria essa inauguração utilizando o lead (como, onde, quando, quem e por que), refletiram sobre a coerência das informações e por fim, sobre os impactos no ambiente. 
 
Ao promover atividades em que ocorrem o diálogo e as interações entre os conteúdos, possibilita ao estudante o pensamento crítico, tomar decisões, inovar, comunicar e contribui para uma consciência ambiental. 
 
Vamos conhecer algumas dessas notícias e alguns depoimentos dos alunos: 
 
“Nesta atividade nós tínhamos que fazer uma notícia sobre uma nova usina hidrelétrica que abriu em algum lugar no Brasil. Essa atividade permitiu que nós aprofundássemos nossos estudos de notícia e de usina hidrelétrica. É muito legal fazer atividades diferentes.”
Giulia Stanislau, 5ºD
 
“Nós fizemos uma atividade que produzimos uma notícia sobre usinas hidrelétricas. Inventei o nome, anunciei a nova usina, escrevi sobre os impactos ambientais que ela causaria e por fim, fiz um desenho da planta.”
Nina Tiemi, 5ºD
 
“A gente fez uma atividade sobre a inauguração de uma hidrelétrica. Pudemos escolher onde e como seria. Eu achei a atividade bem legal, pois aprendemos Português e Ciências na mesma atividade, como, a estrutura de notícia e a hidrelétrica.”
Benício M. Patrick, 5ºE
 
“Foi muito legal e divertido fazer esta atividade, nós pudemos fazer desenhos e planejar. Muitos amigos também gostaram.”
Davi Netto, 5ºF
 
Professora Mirella Scrivano, 5º ano 

RELACIONADAS

Alunos do Emilie do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram do processo de Recuperação Paralela...

Eles mostraram todo seu conhecimento durante o famoso jogo de soletração em inglês....

Alunos do 2º ano participam de campeonato de xadrez japonês....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok