Aqui cidadania é todo dia!

16/10/2018

Eleição no Emilie: aqui cidadania é todo dia
 
 
Na semana da cidadania, mesmo quem não tem idade para votar testou uma urna eletrônica similar às usadas nas eleições que aconteceram em outubro.
 
Os alunos do 3º ao 5º ano participaram de uma simulação de eleição, votando para presidente. Nessa atividade os alunos pesquisaram, debateram, conheceram as propostas dos candidatos e fizeram uma simulação seguindo todas as etapas convencionais desse exercício de cidadania.
 
É mister ressaltar que esta atividade corroborou para o processo de aprendizagem iniciado no primeiro bimestre. E que se intensificou quando os alunos do 5º ano discutiram sobre as características do governo de Vargas, a ditadura, a história do voto, direitos e deveres adquiridos ao longo dos anos no processo de eleição. Por estarmos em um ano eleitoral, decidimos e planejamos a vivência desse processo. 
 
Os alunos foram convidados a discutir com seus familiares os candidatos à presidência 2018, conhecer as propostas e escolher em quem votariam. Dessa forma, vivenciariam a eleição, se envolveriam e teriam consciência de que a escolha define a vida social e política de um país.  Esses conceitos estão sendo construídos nas diferentes atividades propostas em sala de aula e nos diferentes ambientes, já que os objetivos são: desenvolver o pensamento crítico, exercer a cidadania e tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.
 
Após concluirmos o processo de votação, os alunos serão informados sobre o candidato eleito e desenvolverão outras atividades usando os dados. E o mais importante… A certeza de estarmos contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes!

 
Professora Manoela Pereira


 
Eu achei bem legal, é uma situação que o Brasil precisa melhorar e nós tivemos a oportunidade de vivenciar como é uma eleição de verdade, mesmo sendo uma simulação.
João Victor Ribeiro – 4ºC
 
A eleição foi o máximo! Primeiro pegamos nosso documento com foto e entregamos para uma menina para ela verificar, então assinamos nosso nome em um papel e fomos votar. Nós votamos por meio de um site que o quinto ano fez e depois fomos embora. Eu achei muito legal!
Sarah Cerqueira – 4ºA
 
Na votação eu me senti votando de verdade, porque tinham vários eleitores para votar, levava um comprovante de votação e tinha que assinar. Eu consegui votar em quem eu pesquisei e achei bom, espero que ele ganhe na vida real. Eu achei muito legal a eleição que o 5º ano fez, eu achei que ficou muito bom e muito real.
Leticia Maria Sorani – 3ºB
 
Foi como viver na pele de um adulto, porque já que nós somos crianças, não podemos votar, então eu acho que isso foi para aprendermos a votar. Foi divertido e eu fiquei feliz, muito feliz. O bom é que eu já sei um pouco como é votar. Obrigado, 5º ano!
Felipe Sommerfeld – 3ºB
 
Eu achei a votação muito interessante, pois eu me senti uma adulta muito confiante e segura. Essa experiência foi muito importante, porque quando eu for uma adulta vou ter “noção” de como me comportar em uma sala de votação, como eu devo falar o mínimo possível etc. A minha expectativa era de ter uma sala onde nós teríamos que escrever o número do partido e depois fazer um texto falando porque eu escolhi meu candidato. A minha realidade foi muito melhor do que a expectativa e bem mais realista!
Rafaela Brasil – 4ºB
 
Eu achei a proposta do 5º ano muito legal, de fazer uma votação, isso foi bem divertido, mas uma das coisas que eu não gostei muito foi que alguns alunos votaram só por brincadeira, por exemplo: “Esse é o primeiro então eu vou votar nele”. Mas eu gostei muito da votação. Na minha casa eu pesquisei o candidato a eleição e achei que ele tinha propostas muito boas. Mais uma coisa, o voto é muito importante para o país, precisa de muita sabedoria e inteligência. A ideia do 5º ano foi muito boa, eu adorei! 
Sofia Ramos – 4ºB 

RELACIONADAS

Os Defensores da Natureza e suas famílias estão comprometidos com o bem do planeta!...

O 3º ano vivencia ativamente o processo eleitoral...

Confira a programação e participe das atividades!...

Os alunos do 2º ao 5º ano refletem sobre cidadania e celebram nossa independência....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok