Assembleia de classe: espaço democrático

18/06/2018

Assembleia de classe: espaço democrático
 
É importante que o nosso educando tenha, desde pequeno, consciência de sua
própria individualidade e de suas potencialidades, do espaço em que vive
e que pode transformar, de seus deveres e direitos como cidadão(...).


Projeto educativo do Colégio Emilie de Villheneuve – pp 21

 

Em nosso cotidiano conhecemos diferentes tipos de assembleia. Assembleia de condomínio, sindical, legislativa, jurídica… Mas o que é uma assembleia de classe?

As assembleias de classe são organizadas na escola para que as crianças tenham espaço de diálogo sobre situações do cotidiano. Para isto, não devem falar apenas sobre o que está ruim, mas também felicitar o que está indo bem e sugerir melhorias.

Durante a semana as crianças escrevem em três folhas que ficam no mural da sala de aula a pauta sugerida para este momento. No espaço “Estou feliz com...” são destacadas situações positivas, no espaço “Quero conversar sobre…”  constam as queixas, erros e denúncias relacionadas ao comportamento do grupo ou de um colega e no espaço “Sugestões” aparecem as ideias para solucionar os conflitos.

É importante destacar que ao escrever no mural ou durante a assembleia as críticas levantadas não devem revelar pessoas, quem fez, mas sim o que aconteceu, o fato.

A professora organiza este momento, um aluno é o secretário e outro o escriba.

Os assuntos escritos no mural são socializados e, coletivamente, a pauta é definida.

Durante a conversa a professora, juntamente com o secretário, faz a mediação, organizando os assuntos e a ordem dos que querem se colocar. Para cada assunto, após a discussão, se define a solução ou encaminhamento.

Ao final da discussão a professora escreve na lousa a ata, que contém os assuntos discutidos e o que o grupo fará para resolver as situações, o escriba a copia e todos os participantes assinam, reforçando o comprometimento coletivo com os combinados.

A assembleia de classe é um dos momentos para o exercício da cidadania, pois por meio dela os alunos aprendam a colocar as suas opiniões, a ouvir o outro, a respeitar pontos de vista divergentes, a agradecer e felicitar as conquistas pessoais e do grupo, resolvem conflitos por meio da conversa.

É um espaço para a construção de valores, para o diálogo, a melhoria nas relações interpessoais e na qualidade do ambiente de aprendizagem para todos.


 
Andréia Di Luca, Professora Polivalente do 3º ano

RELACIONADAS

Saber ouvir o outro, a si mesmo, os sons e o silêncio, enfim, o mundo!...

O momento de brincar no Emilie é levado a sério!...

Pesquisas, debates e sensibilização para produções artísticas....

Componente do 2º ao 5º ano EF constitui recursos valiosos nos processos de aprendizagem....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok