Aulas investigativas de Ciências

07/06/2018

Aulas investigativas de Ciências
 

A curiosidade que move os cientistas a realizarem grandes descobertas também impulsiona a aprendizagem, favorecendo a compreensão de diferentes fenômenos e auxiliando na resolução de situações-problema. Por esse motivo, as aulas investigativas são tão importantes para o aprendizado dos alunos.

No 1º bimestre, os estudantes do 5º ano A participaram de uma aula investigativa de Ciências com o objetivo de criar hipóteses sobre como alguns eletrônicos e eletrodomésticos são por dentro e funcionam. A partir daí os alunos sistematizaram algumas etapas do processo científico.

A aula aconteceu em nosso espaço Maker Híbrido, conectando tecnologia e a cultura do “faça você mesmo”, possibilitando que os alunos, após a criação das hipóteses, pudessem abrir os objetos, investigar suas partes e pesquisar sobre o funcionamento dos componentes presentes.

A atividade exigiu a mobilização de conhecimentos e habilidades importantes e novas para muitos estudantes, como a utilização de ferramentas e a sistematização das descobertas em relatórios. Foi preciso aliar conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais para que os alunos conseguissem atingir o objetivo da atividade e aprendessem de forma significativa e desafiadora.


 
Liliane Maria Oliveira, Professora Polivalente do 5º ano A

RELACIONADAS

O 5º ano estuda polígonos e poliedros com software de programação....

O 5º ano constrói uma linha do tempo com a família!...

O momento de brincar no Emilie é levado a sério!...

Pesquisas, debates e sensibilização para produções artísticas....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok