Cantigas tradicionais e instrumentos musicais

08/06/2017

As cantigas tradicionais e os instrumentos musicais 


No mês de abril as crianças do 1ª ano do Ensino Fundamental exploraram as cantigas tradicionais brasileiras em um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Música. 

Dentre tantas preciosidades existentes em nosso cancioneiro tradicional, a canção “A Loja do Mestre André” foi escolhida como um recorte para este trabalho. Esta canção é um belo brinquedo cantado, uma espécie de jogo da memória no qual as crianças precisam registrar o nome dos instrumentos musicais e executar os seus sons vocalmente, em estilo onomatopeico, em uma determinada ordem e de trás para a frente. 

Este foi um momento muito oportuno para o trabalho com os timbres de instrumentos musicais conhecidos e ainda não conhecidos pelas crianças. Você pode estar se perguntando: Mas, afinal, o que é timbre em música? O timbre é o elemento que existe no som que nos permite reconhecer qual instrumento está tocando, é por sua causa que sabemos que um saxofone está tocando, e não um piano.  Ele é a personalidade do som, a sua “cor”, um parâmetro sonoro muito importante na estrutura musical.

A partir desta descoberta e do reconhecimento dos timbres instrumentais criou-se um arranjo como os que existem em uma orquestra sinfônica. 

A ida à “Loja do Mestre André” foi uma vivência sonora com os sons dos caxixis, agogôs, triângulos, sininhos, pratos, paus de chuva, clavas e todos os outros instrumentos musicais que as crianças trouxeram para a sala de aula, manifestando, assim o seu gosto específico e a sua memória afetiva.

E você? Que tal escutar uma música que você gosta e tentar descobrir que instrumentos existem nela?


 
Lindberg Silva Junior, professor de Música
 




 

RELACIONADAS

O 1º ano recebe Marcieli Santos para brincar de poesia e resgatar muitas brincadeiras!...

A Educação Infantil viveu uma intensa semana musical no Carnaval!...

O 1º ano EF volta à antiga Grécia, com a Comédia Dell'Art, para confeccionar suas máscaras....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok