Educação Financeira: partilha de saberes com o aluno Raphael Sakamoto

09/10/2017


Educação Financeira: partilha de saberes com o aluno Raphael Sakamoto
 
“Gente demais se preocupa excessivamente com o dinheiro e não com a sua maior riqueza, a educação.”
Robert Kiyosaki autor do livro Pai rico, Pai pobre
 
          
  Investir na educação das crianças e jovens, com toda a certeza, é o melhor caminho para se construir gerações de pessoas mais conscientes, a educação financeira tem um papel importantíssimo nessa missão, ensinando, desde cedo, a importância de economizar, consumir de forma consciente e que adiar um desejo não significa desistir dele. Pensando nisso e em que o aluno também tem muito a ensinar, o Raphael Sakamoto partilhou suas vivências e conhecimentos sobre educação financeira com seus colegas das turmas da manhã, confira um pouco de como foi esta conversa recheada de aprendizagens, de aluno para aluno:
                                                                                                                                                                                                                              Milena Sapede, professora
 

“Tudo começou em 2010, quando eu tinha três anos, foi a abertura do meu primeiro cofrinho, mas esse cofrinho não era o famoso e tradicional porquinho... ele era feito de materiais recicláveis. Todo sábado eu ganhava uma semanada, que era a minha idade em dinheiro, esse cofrinho tinha uma regra essencial: colocar metade do valor no cofrinho e a outra metade eu poderia escolher se gastaria ou guardaria.
Eu guardava dinheiro por um ano inteirinho e no final do ano abria o cofrinho e comprava algo que eu queria muito! Com essas compras eu aprendi a pesquisar e ver o que é bom, legal e barato e nunca comprar por impulso.
Também aprendi como ganhar o meu próprio dinheiro, pois passei a não receber mais a semanada.
Em 2017 li o livro “Pai rico, Pai pobre” e nele aprendi a comprar ativos e não passivos, pois ativos geram renda. Atualmente tenho uma poupança, percebi que ela é melhor que o cofrinho, pois quando você guarda o dinheiro no banco ele te dá juros.
Por conta das minhas vivências e estudos fui convidado para conversar com os meus colegas sobre educação financeira e minha experiência, isso mudou a minha vida... ver todos os colegas interessados no assunto fez com que eu ficasse muito à vontade e orgulhoso.
Espero que este tenha sido só o começo da minha vida como “palestrante”!
 
Raphael Sakamoto, aluno do 5o ano A.   
           
 
 
“Eu aprendi neste dia que a educação financeira será importante em vários momentos da vida. O que mais me marcou foi refletir sobre a possibilidade de revender algo que eu não uso mais ou reaproveitar.”
Sarah Demacq – 5o ano A
 
“Foi muito interessante, aprendi muitas coisas novas e refleti sobre como poupar e consumir de forma consciente.”
Eduardo Baddini – 5o ano A
 
“Foi muito legal saber sobre o assunto e aprendi que tenho que pesquisar antes de comprar, pois comprar por impulso pode te fazer gastar mais.”
Guilherme Martins – 5o ano B
 
“Achei muito interessante a conversa com o Raphael e fiquei motivada para guardar dinheiro, já comecei. Jamais poderia imaginar que um garoto da minha idade sabia tantas coisas sobre dinheiro... achei demais!”
Ana Clara Oliva – 5o ano B
 
“Aprendi sobre a importância de economizar e gastar em coisas que realmente você vai usar. Ajuda muito fazer uma reflexão e perguntar: eu preciso disso agora?”
Erica Baddini – 5o ano C
 
“A conversa com o Raphael foi muito legal e interessante, pois ele nos deu uma lição de vida. Chegando em casa já fui pensando em como poupar mais e partilhei o que aprendi com a minha família.”
Fabrizio Schiavo – 5o ano C
 

RELACIONADAS

Os estudantes do 5º ano iniciaram no mês de agosto o Projeto Cuidar, que tem como objetivo promover vivências sobre o cuidar, observar e reg...

Alunos do 5º ano dialogam com a jornalista Rosana Jacob Martins Teixeira Castro......

Os alunos desbravam o universo no 1º semestre!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok