Exercício de argumentação e cidadania

26/05/2017

Debate: um espaço para exercer o direito de cidadão
 

No 1º bimestre os alunos do 4º ano E estudaram sobre o modo de vida e religião dos povos indígenas e europeus, além das suas contribuições para nossa cultura. Após realizarem diversas atividades e pesquisas sobre o assunto, organizaram e realizaram um debate. Inicialmente trabalhamos o significado da palavra debate para que pudessem compreender que este seria um espaço para apresentarem os seus argumentos sobre o tema abordando, concordando ou discordando das opiniões dos colegas.

Para se preparar estudaram sobre quais povos gostariam de falar. Os nomes dos alunos eram registrados na lousa para que ocorresse a organização de forma tranquila, dando a todos o direito de participar e contribuir. Placas com o nome dos povos circulavam entre eles para a sinalização do momento de participar, opinar. Enquanto isso, os colegas respeitavam a vez do outro se colocar, expor suas opiniões e demonstrar o que aprenderam. Eles contribuíram com diversas informações e ao longo do debate perceberam que concordar ou discordar das informações dos colegas é exercer seu direito de cidadão.

Foi um momento muito enriquecedor no qual demonstraram suas aprendizagens e defenderam seus pontos de vista, opinando também sobre as colocações realizadas pelos colegas. 


 
Professora Vânia Stella Abrantes
 



 

RELACIONADAS

O 4º ano viajou para um mundo de mistérios no Mês Literário!...

As professoras de Artes falam sobre o processo de confecção do presente para as mães do 2º ao 5º EF....

Os alunos do 4º ano no Período Complementar refletem sobre seus hábitos alimentares....

Nas aulas de Música, os alunos do 2º ao 5º ano estudam Chiquinha Gonzaga para desfilar no Carnaval....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok