Imigrantes no Brasil: influência nas nossas vidas

07/12/2017

IMIGRANTES NO BRASIL: INFLUÊNCIA NAS NOSSAS VIDAS

No 4° bimestre, estudamos sobre a chegada dos imigrantes ao Brasil para compreender os motivos da sua vinda e conhecer as suas contribuições para a formação da cultura brasileira.
Além dos textos do livro didático, de vídeos e outras informações trazidas pelas professoras, os alunos realizaram pesquisas, confeccionaram cartazes em grupo e apresentaram o conteúdo aos colegas.
Os países escolhidos para esse trabalho foram: Portugal, Espanha, Japão, Alemanha, Itália e Arábia.
Foram abordadas algumas questões históricas e culturais, comparando o modo de vida dos imigrantes com o dos trabalhadores escravizados, além do estudo sobre as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, conquistas e influências na nossa cultura.
Os alunos trouxeram trajes típicos, objetos e alimentos característicos de cada país para o momento da apresentação.
 Foi gratificante ver o envolvimento e comprometimento de cada um deles.
O trabalho foi muito rico, repleto de desafios e aprendizagens!
Professoras do 4° ano EF