Organizando nossa história

16/05/2018

Organizando nossa história
 
 
Em diferentes momentos da vida precisamos escrever textos para diferentes interlocutores com distintas finalidades e organizados nos mais diversos gêneros. 
 
Um dos gêneros trabalhados no 5º ano é a autobiografia. Para fazê-la o aluno assume-se autor da sua própria história. É um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revistar e reescrever, cuidar para que o texto cumpra a sua finalidade comunicativa.
 
Uma das etapas deste processo foi a construção da linha do tempo. Antes de construí-la, o aluno precisou selecionar em casa, com a sua família, as fotos que iriam fazer parte. Em seguida, na Oficina de pais e filhos, construíram e organizaram a linha do tempo. Pensar, escolher as fotos e organizá-las na ordem cronológica foi um grande desafio e tempo de reviver...
 
Leia as falas que comprovam isso!!
 
Eu achei que a atividade da linha do tempo juntou minha família e relembramos os momentos antigos de quando eu e meu irmão éramos pequenos. Algumas partes que vimos nas fotos foram engraçadas. Adorei decorar e me ver pequena e meu irmão. Eu e minha família adoramos, tivemos muita criatividade para fazê-la.
Gabriella Fleck - 5ºA 
 
Eu achei que fazer a linha do tempo foi muito legal pois consegui me ver pequeno e meus pais adoraram relembrar.   
Felipe Malacarne - 5ºA 
 
Eu aprendi a construir uma linha do tempo na sala de aula, depois eu construí com o meu pai. Achei muito divertido. 
Leila Oliveira - 5ºB 
 
A atividade com os pais foi muito legal, porque eu e a minha família vimos as minhas antigas fotos desde quando nasci até os dias atuais. 
Vinicius Silva - 5ºB
 
Muito legal e emocionante relembrar de todas as fases e momentos gostosos. Nós achamos muito divertido, é uma convivência muito boa que muitas vezes não temos em casa. Valeu muito a pena. 
Vitória Mendes - 5ºC
 
Eu e a minha mãe relembramos dos momentos felizes. Eu gostei de estar lá com a minha mãe e se eu tivesse a chance eu faria de novo. Foi importante para mim e ela me apoiou muito. Foi a minha primeira vez na Oficina de pais e filhos, por isso que achei tão interessante e divertido. 
Vítor Cruz - 5ºC 
 
Eu achei esta atividade muito criativa e interessante. Foi muito legal construir, pois eu voltei no tempo. É um tempo muito valioso e foi bem utilizado. 
Marina Liz Fuzeto - 5ºD
 
Para mim foi bem importante eu ter ido com o pai, pois eu só o vejo duas vezes por mês e com esta atividade eu me aproximei mais dele. Quando construímos a linha do tempo, ele me contou coisas que eu nem sabia.
Maria Eduarda Merendi - 5ºD 
 
Realizamos a atividade da linha do tempo com os nossos pais utilizando fotos, canetinhas e itens decorativos. Trouxemos fotos de momentos que nos marcaram e construímos junto com a nossa família. Gostei da experiência, pude socializar e compartilhar minha história com os meus colegas e conhecer a deles.
Natália Souza - 5ºE 
 
Para a construção da linha do tempo separamos algumas fotos de bebê até os dias atuais. Eu e minha mãe relembramos de momentos interessantes. Organizamos em ordem cronológica e em sala pudemos socializar com os nossos colegas. Gostei muito.
Vinícius Marques - 5º E  
 
 
Mirella Santos, professora do 5º ano

RELACIONADAS

O 5º ano estuda polígonos e poliedros com software de programação....

O momento de brincar no Emilie é levado a sério!...

Pesquisas, debates e sensibilização para produções artísticas....

Componente do 2º ao 5º ano EF constitui recursos valiosos nos processos de aprendizagem....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok