Música e alegria no Carnaval

16/03/2017

Música e alegria

Os alunos do 2º ao 5º ano EF comemoraram juntos o Carnaval com muita música e alegria. A comemoração começou com o 2º ano desfilando e homenageando as antigas marchinhas. Na sequência do desfile, cada turma formou um bloco e dançou ao ritmo musical do Brasil do carnaval de hoje e de antigamente.

A brincadeira ganhou mais sentido considerando que as turmas estudaram antes dela sobre esta festa tão importante para o nosso país e, nas aulas de Música, novidade na matriz curricular do 4º e 5º anos, aprenderam sobre a biografia de Chiquinha Gonzaga e suas marchinhas, como “Ô Abre Alas”, primeira marchinha de carnaval e que neste ano completa 118 anos. Aprenderam também o passo básico do maxixe e cantaram juntos o refrão de “Corta Jaca” – canção composta por ela.

Aprender e apreciar músicas brasileiras é apenas um dos objetivos das aulas de Música, além da exploração rítmica, postura vocal e consciência corporal. Os alunos também aprendem a entender a música como linguagem, exercitando o diálogo, respeito ao outro e o expressar-se de diferentes formas.

Glaucia Machado, professora de Música

O boneco gigante de Olinda veio alegrar a folia do Berçário!...