Música: formando para a escuta sensível

08/06/2018

Música: formando para a escuta sensível


Paisagem Sonora é um conceito criado pelo músico, compositor, ambientalista, professor e investigador Murray Schafer e se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia.  

A ideia principal de Schafer é a de que os sons ao nosso redor interferem no modo como ouvimos e percebemos o mundo e de como reproduzimos este mundo em forma de música. Com o objetivo de formar músicos conscientes, capazes de influenciar e transformar a sociedade em que está inserido, Schafer buscou e ainda busca em seu trabalho desenvolver a musicalidade e a acuidade auditiva em seus alunos e seguidores. Algumas ações para o educador são importantes como, por exemplo, aquilo que Schafer chama de “limpeza dos ouvidos”. Consiste em uma série de atividades musicais desenvolvidas para que o aluno possa adquirir sensibilidade auditiva e ouvir bem e cada vez mais.

As aulas de música no nosso colégio são planejadas para que os alunos desenvolvam todas estas competências, inclusive a de utilizar a música como linguagem e forma de expressão. 

A “escuta sensível” hoje utilizada em vários seguimentos profissionais tem como ponto de partida o saber ouvir. Saber ouvir o outro, a si mesmo, os sons e o silêncio, enfim, o mundo. Uma das maneiras de possibilitarmos esta aprendizagem é justamente no espaço sonoro das aulas de música. 


 
Glaucia Machado, professora de Música

RELACIONADAS

O 5º ano conecta tecnologia e a cultura do "faça você mesmo" no espaço Maker Híbrido....

Aprendizado, protagonismo e interação nas aulas de Ciências Naturais do 4º ano....

O 5º ano estuda polígonos e poliedros com software de programação....

O momento de brincar no Emilie é levado a sério!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok