O 2º ano e a visita ao MASP

07/06/2017

O 2º ano e a visita ao MASP
Museu de Arte de São Pulo Assis Chateaubriand


A contextualização do estudo do meio MASP ocorreu a partir de uma breve história sobre a ideia de colecionismo, ou seja, o ser humano como colecionador de artefatos importantes desde o início das civilizações e, com o passar dos anos, a instauração dos museus. Os alunos refletiram sobre o assunto trazendo os seus repertórios pessoais. 
Conheceram um pouco da história do Museu de Arte de São Paulo com a união dos ideais de Assis Chateaubriand (empresário e jornalista) e Pietro Maria Bardi (jornalista e crítico de arte italiano) e o convite à arquitetura de Lina Bo Bardi, esposa de PM Bardi.

As crianças exploraram uma parte do espaço do vão livre - condição do antigo dono do terreno, que a vista do centro e da serra da Cantareira fossem preservadas - e puderam observar a ousada estratégia da arquitetura de Lina. No acervo, Lina Bo Bardi propôs, com seus cavaletes de cristal, uma aproximação das obras com o público sem hierarquia, acessíveis e aparentemente suspensas para que o visitante contemple a sua maneira. O gesto de retirar as pinturas da parede e colocá-las nos cavaletes aponta para a desmistificação das obras, tornando-as mais familiares ao público. 

No 2º andar, os alunos apreciaram as obras dos artistas que estudamos e estudaremos no decorrer desse bimestre. É muito emocionante apreciar obras originais e reconhecer as pinceladas dos artistas estudados, o pós-impressionista Van Gogh e o impressionista Monet, que trabalhou o conceito de como a luz influencia no uso das cores.

Levar as crianças ao museu amplia a visão de mundo e o repertório cultural, além de desenvolver uma percepção do “belo” e sua subjetividade. A criança pode não gostar de uma determinada obra, mas precisará respeitar a expressão do artista e esse posicionamento desenvolve o respeito à diversidade, além do gosto pela arte. 


 
Lilian Faria e Elienai Regina Zeidan, professoras de Artes

RELACIONADAS

Os alunos do 2º ano participam do projeto literário Contos de Encantamento. Este gênero textual aguça o imaginário de cada um com enredos ma...

As professoras de Artes falam sobre o processo de confecção do presente para as mães do 2º ao 5º EF....

Alunos do 2º ano desenvolvem a coordenação motora fina com a criação de bonecos....

O 2º ano se diverte com histórias de castelos, rei, princesa e... um grão de ervilha!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok