O Carnaval no Ateliê

21/03/2017

O Carnaval no Ateliê 


Para confeccionar as máscaras de carnaval no ateliê, os alunos do 1º ano conheceram as máscaras do Teatro Grego e a meia máscara da Comédia Dell’Art. As duas muito expressivas, mas cada uma com uma função em seu contexto histórico e na maneira de fazer teatro

Eles puderam, com expressões faciais, experimentar os sentimentos que as máscaras gregas queriam transmitir, mas eram elas que expressavam, por si só, o estilo de peça que seria apresentada, tragédia ou comédia. E, com a meia máscara da comédia Dell’Art, perceberam o quão importante é a expressão facial, mesmo utilizando a máscara, e como o corpo também traduz a personalidade tão presente em cada tipo de personagem nesse estilo particular de atuação.

Descobriram que desde a antiguidade (A.C. com o Teatro Grego) já realizavam alegres festas de adoração aos deuses e que tais festas também serviram de referência ao que hoje é o nosso carnaval. 

Ao passar dos anos as máscaras começaram a servir de fantasias em festas, nas ruas, nos salões dos palácios e, ainda hoje, no carnaval, algumas pessoas escolhem se fantasiar fazendo referência à Colombina, ao Pierrot e Arlequino, personagens da comédia Dell’Art.

Os alunos escolheram o estilo ao pintar, recortar e colar com papel colorido e fitas para deixar suas máscaras com sua marca e, assim, curtirem o carnaval no Colégio Emilie. 


 
Lilian Faria, professora de Artes

RELACIONADAS

Nas aulas de Música, os alunos do 2º ao 5º ano estudam Chiquinha Gonzaga para desfilar no Carnaval....

O boneco gigante de Olinda veio alegrar a folia do Berçário!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok