Para onde caminharemos se não educarmos nossas crianças para a tolerância, o respeito à vida e a construção de uma cultura de PAZ?

16/10/2017

Para onde caminharemos se não educarmos nossas crianças para a tolerância, o respeito à vida e a construção de uma cultura de PAZ?

 
Esta é uma das questões que precisam ser planejadas e trabalhadas todos os dias na escola...
E foi isso que aconteceu...
O Projeto “A paz: contribuição de cada um, construção de todos nós”, nasceu a partir de situações cotidianas simples, que levaram os nossos pequenos a observar, conversar, resolver conflitos, pensar, se colocar no lugar do outro, dialogar, negociar, enfim, aprender valores essenciais para a vida em comunidade e a necessidade do cuidado com todas as espécies.
Em uma das etapas do projeto, os alunos do 3º ano conheceram a história da vida de algumas personalidades que se destacaram por promoverem a paz no mundo. Dentre eles: Santa Emilie de Villeneuve, Gandhi, Santa Teresa de Calcutá e Nelson Mandela.
E com grande alegria descobrimos que o brasileiro responsável pela Canonização da Madre Teresa de Calcutá está bem pertinho de nós! Entramos em contato com a família que nos atendeu prontamente, vindo ao colégio nos contar, com detalhes, como tudo aconteceu... Foi um momento para lá de especial, com muitas aprendizagens e trocas.
O projeto continua no 4º bimestre e não terminará com a chegada do final do ano letivo; continuará de diferentes formas, no colégio e em casa, pois todos nós sabemos da importância de ensinarmos sobre os cuidados com a vida no nosso planeta e de contribuirmos para a formação de pessoas capazes de construir uma sociedade mais ética, justa, solidária e humana.
 
E você? Qual tem sido a sua contribuição para a construção coletiva da PAZ?
 
                                                           Professores do 3º ano do Ensino Fundamental

RELACIONADAS

Investir na educação das crianças e jovens, com toda a certeza, é o melhor caminho para se construir gerações de pessoas mais conscientes, a...

Como uma das etapas do projeto Defensores da Natureza, os alunos do 4º ano socializaram parte das aprendizagens já construídas relacionadas ...

O segundo semestre começou e os alunos do terceiro ano voltaram cheios de disposição e energia! Dando continuidade ao trabalho de leitura, i...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok