• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube
  • E-mail
  • Moodle

POESIA DA JANELA PARA A TELA

15/07/2020

  Poesia da janela para a tela

 
O projeto literário de poesia desenvolvido no 1º ano do Ensino Fundamental, possibilita aos educandos momentos lúdicos, o exercício da criatividade e o desenvolvimento das habilidades de linguagem. Eles são desafiados a ler e a escrever, mesmo que não seja de maneira convencional, e exploram as dimensões sonoras e gráficas nas diferentes formas de expressão, contribuindo para a construção da base alfabética.

Durante o 2° bimestre trabalhamos com as poesias. Esse portador textual traz o jogo da sonoridade das palavras por meio das rimas, além de aguçar a imaginação, aspectos importantes para o processo de alfabetização. As crianças apreciaram algumas poesias de Vinícius de Moraes, Pedro Bandeira, José Paulo Paes, entre outros poetas brasileiros.

As famílias e as crianças tiveram uma participação ativa em vários momentos importantes, como na criação e decalque de poesias, brincando com as rimas e as palavras, assim como a produção de vídeos com declamação de obras escolhidas por eles.

Outro momento especial foi o sarau de poesias que intitulamos: poesias da janela para a tela.

A participação no sarau contribuiu para uma experiência na qual os alunos e as famílias apreciaram e se envolveram com a declamação de poesias, música e troca de sentimentos que a equipe de professores realizou com toda empolgação.

Nesse momento cada criança teve a oportunidade de expressar sentimentos e opiniões, sentir e trocar ideias, contribuindo para o desenvolvimento do seu percurso de leitor e escritor.

O olhar atento e brilhante da criança na tela para ver o que iria acontecer faz com que a leitura ganhe um sentido mais significativo e ler se transforma em algo maior do que a mera decifração de um código.


 
Professoras do 1º ano EF

RELACIONADAS

O 4º ano esclarece suas dúvidas sobre Internet neste momento de tanta exposição on-line....

As turmas do 3º ao 5º ano EF participam do I Festival de Xadrez virtual do Emilie!...

Não saia de casa, mas continue com a gente!...

Confira os cantinhos de estudo e trabalho de nossos alunos e profissionais!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok
<