• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube
  • E-mail
  • Moodle

Tenho que escolher, e agora?

31/10/2019

 
Tenho que escolher, e agora?
 
 
Escolhas... O que são? Quais são as consequências de uma escolha? Como proceder diante delas?
 
Nossa! Quantas dúvidas e qual a melhor forma de obter resultados mais assertivos? Como escolher sem comprometer-se e o outro? Como? Por que? Quando?
 
Partindo das dúvidas, dos comentários e ações dos estudantes abordamos os assuntos trazidos usando estratégias diferentes, assembleias de classe e muitas, muitas, muitas... intervenções! Oferecer uma educação de excelência é o nosso lema. Por isso o Projeto Pequenas Escolhas, Grandes Decisões é mais uma atividade planejada com o objetivo da formação integral.
 
É mister destacar que a atividade realizada com o ator João Fenerich, que teve sua primeira etapa no Mês Literário, proporcionou uma vivência transformadora que permitiu que refletissem sobre as escolhas que fizeram desde do momento em que acordaram até a realização da atividade.
 
Durante a reflexão, os estudantes fizeram escolhas. E ainda foram convidados a participar de uma atividade na qual a criatividade foi o foco. Nesse momento, soltaram a imaginação para ver além dos objetos apresentados (cone, cabide, vassoura etc) e atribuir significados aos mesmos.
 
Pensaram que acabou? Mas não acabou, não!!!! Após esse momento criativo, os estudantes tiveram que trabalhar a confiança, empatia, segurança, comprometimento e acessibilidade. Como? Eles estavam em grupo e cada grupo precisava manter um colega seguro, pois esse colega que estaria no centro e “sem equilíbrio” deveria manter-se seguro. Para isso o grupo deveria segurá-lo com afetividade e respeito.  
 
Quantas aprendizagens, quantos amigos, quantos professores, quantas orientações, quantas recomendações familiares e quantos olhares atentos da coordenação e direção contribuíram para que a jornada fosse acolhedora, significativa, repleta de conexões, de empatia, de erros, acertos, desafios, superação, respeito e escolhas... Essas escolhas que às vezes são tão fáceis, como escolher o tênis, os materiais, as cores das canetas, os amigos para uma atividade... Parece fácil, mas toda escolha exige planejamento, ação, argumentação e tomada de decisões.
 
Os estudantes são desafiados constantemente a sair da zona de conforto e refletir sobre suas ações para que se tornem protagonistas e não expectadores das suas vidas.
 
Será que acabou? Ainda não! Não acabará nunca... A cada escolha, novas aprendizagens acontecerão, com novos amigos, novos professores e novos desafios. As sementes foram lançadas e muitas germinaram, algumas já floresceram!!! Temos certeza que os frutos serão os melhores!
 
 
Fabiana Cabral, Liliane Maria Santana, Manoela Pereira e Mirella Scrivano
Professoras do 5º ano EF

RELACIONADAS

Os alunos do 3º ao 5º ano preparam um dia emocionante para os professores!...

Confira as atividades e instalações....

Os alunos do 3º ao 5º estão vivendo momentos incríveis e enriquecedores de leitura!...

Os alunos do 3º ao 5º ano dão dicas especiais de leitura!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok