Um dia de Malala no Emilie

28/08/2017

Um dia de Malala no Emilie
                                            “ Nós percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados. ”
                                                                                                                                                                                               Malala Yousafzai
 
A volta às aulas do 5º ano, no colégio Emilie de Villeneuve, teve um sabor diferente, o resgate e continuidade de algumas atividades importantes iniciadas antes das férias. Mesmo depois de passarem tantos dias fora da escola nada impediu que os alunos, retomassem o processo e realizassem mais uma etapa do Projeto: Um dia de Malala no Emilie.
Foi mais um dia especial, entre muitos, marcado com aprendizagens que não foram esquecidas com as férias. Todos os alunos estavam ansiosos para se reuniram e socializarem um aspecto diferente da cultura mulçumana que estudaram e aprenderam a partir da leitura e discussão do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”.
Cada grupo trouxe a sua contribuição ao espaço especialmente preparado para este dia, artigos religiosos, curiosidades, histórias, vestimentas, culinária e principalmente, muita vontade de aprender e partilhar saberes. Frases, cartazes, desenhos, músicas e depoimentos ajudaram a compor o cenário da cultura mulçumana, possibilitando refletir ainda mais, sobre cidadania, respeito, diversidade e igualdade.
            A partir da história da Malala muitas aprendizagens aconteceram, muitas sementes foram plantadas e muitos sonhos foram inspirados. O envolvimento e participação dos alunos demonstraram o quanto este dia foi significativo e o quanto as nossas escolhas são importantes e podem mudar a realidade.
            Num mundo tão carente de tolerância, os estudantes do 5º ano totalmente envolvidos em uma história de esperança e justiça, reconheceram: “Somos todos Malala”.
                                                                                                                                
Professora Fabiana Cabral Tavares
 
A seguir leiam alguns depoimentos sobre as aprendizagens deles:
 
 
“Às vezes o mundo é cruel, mas ainda há esperança. E foi isso que a Malala demonstrou com sua história, pois mesmo depois dos ataques dos Talibãs ela lutou pelo direito das meninas frequentarem a escola. Foi isso que mais me inspirou, pois ela é um presente de Deus para todos nós!”
                                                                                         Enzo Rodrigo Maior, 5º C
 
“Malala é uma menina muito inteligente e que lutou pelos seus direitos. Ela sonhou alto, acreditou, não desistiu e conquistou. Corajosa e valente desobedeceu aos Talibãs e hoje virou um símbolo importante para todas as meninas.”
                                                                                     Lara Dogliotti Patricio, 5º C
 
“O projeto da Malala me marcou muito porque ela nos ensina que devemos ser humildes e estudar bastante, pois não é toda criança que tem a oportunidade de frequentar uma escola.”
                                                                                      Pedro Nejem Marcos, 5º C
                                                                                
“Eu achei a atitude de Malala muito bonita, pois ela arriscou a própria vida pelos direitos das mulheres. Na minha opinião o mundo poderia ser muito melhor e mais agradável se houvesse mais respeito. Malala foi muito corajosa e deveria ser inspiração para todos.”
                                                                             Naomi S. S. C. de Dalmassy, 5º D
 
“Foi um dia muito legal porque todo mundo falou um pouco sobre a cultura da Malala. A minha sala ficou responsável pela culinário do pão sírio, receita do dia a dia dos mulçumanos. Aprendi coisas novas com o livro e com essa história.”
                                                                                                                                           Pedro Lobo, 5º D
 
“Malala para mim serviu de inspiração, pois é um exemplo de coragem por lutar pelos direitos e nunca desistir. Desta forma quero honrar a sua história me animando a estudar e a frequentar a escola.”
                                                                                                         Ibrahim Rajab, 5º D
 
“No dia de Malala eu aprendi muito sobre a cultura, seus alimentos e o modo de vida do seu povo. Eu achei muito legal a experiência e foi um dia bem diferente na escola.”
Gustavo Suguimoto – 5o ano A
 
 
“Eu achei um dia diferente, pois reuniu as três turmas da manhã e fizemos uma bonita homenagem para a Malala comendo, vestindo e até rezando como ela. Não esquecerei este dia, pois pude viver uma cultura diferente”.
Sarah Demacq – 5o ano A
 
“Achei um dia diferente, pois fizemos uma homenagem à Malala que foi uma menina que lutou para ir para a escola e com ela aprendi que todos podem e devem estudar e que devemos lutar pela igualdade, em especial, entre homens e mulheres.”
Marcela Martins– 5o ano A
 
“Eu aprendi que na cultura da Malala existem muitas coisas legais e gostosas, como a comida, a religião, brincadeiras, música... e o que eu não gostei de saber foi que ela não podia brincar com e como os meninos.”
Pedro Negri – 5o ano A
 
“Eu aprendi com a Malala muitas coisas. A Malala não abandonou os seus sonhos de ir à escola. Em sala, nós discutimos sobre a vida dela, lemos uma reportagem e lemos o livro dela. Fizemos uma aula com os outros 5ºs anos como comida, religião, vestimenta e curiosidades”.
Alice Ayumi Jonen – 5º ano E
 
“Eu gostei muito de provar pão sírio, achei ele muito gostoso. Parecia uma festa com comida, pessoas e conversas. Foi super divertida e o que mais me chamou a atenção foi a frase de um aluno da turma do 5º ano F, sobre a cultura, pois ele disse que determinadas músicas são proibidas no Paquistão. Foi super divertido e adorei conhecer um pouco mais sobre esse assunto”.
Eduarda Rodrigues 5º ano E
 
“O que eu mais gostei foi da culinária. A religião tem um deus único, Alá. O que mais me marcou foi a cultura deles que é muito diferente da nossa.”
Rafael Longhin 5º ano E
 
“Gostei muito da atividade do “Dia de Malala”, acho que foi o meu acontecimento preferido, mas também gostei quando a refugiada veio na escola para contar um pouco sobre a Síria. Tudo sobre Malala é legal, principalmente que ela ficará marcada para sempre na história.”
 Gabriela Magalhães dos Santos – 5ºF
 
 
“O que eu mais gostei de aprender foi a história de Malala, pois é impressionante saber o quanto que uma criança como ela sofreu ao ponto de até ser baleada e ficar gravemente ferida. Malala sempre lutou por seus direitos e de todas as meninas poderem ir à escola. Com a sua história aprendi a lutar pelos meus direitos, não importa o preço a pagar.”
Felipe Godoy Monteiro – 5ºF
 
“Eu gostei muito de aprender sobre a vida da Malala e sobre o seu país. A atividade que mais me ajudou a conhecê-la foi a leitura do livro que conta detalhadamente sua biografia. Eu acho a história de Malala muito triste, emocionante, pois não deixa de ser uma conquista e uma lição de vida. Não apenas para Malala, mas também para todos nós.”
Manoela A. B. Costa Magalhães – 5ºF 
 
"Eu achei muito legal. Aprendi que não podemos ser preconceituosos, temos que aceitar as pessoas do jeito que elas são. Gostei muitos dos tipos de comida que provamos. Não gostei da forma como as mulheres são tratadas no Paquistão e nem dos ataques que a população sofreu, mas entendi o motivo de terem acontecido tantas coisas ruins.”
Guilherme Martins 5º B
 
 
"Foi legal ver que algumas pessoas respeitam de verdade a religião dos outros, mas existem algumas que não respeitam, gerando muito preconceito. O que eu mais gostei foi da minha apresentação, que deu certo e todo mundo gostou. Eu me inspiro muito na Malala, na coragem que ela teve em falar que as meninas precisavam estudar.”
Ana Clara Oliva 5º B
 
 
"A história da Malala é bem legal e ensina muitas coisas importantes, como você não desistir do que quer fazer e enfrentar o que for difícil. Aprendi muito sobre a cultura do país de Malala e sobre o Islamismo e esse aprendizado nos ajuda a entender que as religiões podem ser diferentes e mesmo assim serem respeitadas.”
Luiza Terra 5º B
 
 
 

RELACIONADAS

O segundo semestre começou e os alunos do terceiro ano voltaram cheios de disposição e energia! Dando continuidade ao trabalho de leitura, i...

Durante o 1º semestre, os alunos do 2º ao 5º ano estudaram aspectos da Arte, utilizando pincéis e tintas....

Alunos do 5º ano dialogam com a jornalista Rosana Jacob Martins Teixeira Castro......

O 4º ano desvenda o continente africano durante o 2º bimestre....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok