Um, entre muitos, dias especiais no Emilie

12/06/2017

Um, entre muitos, dias especiais no Emilie
 
 
Neste bimestre os alunos do 5º ano leram e estudaram sobre a história da menina que queria ir à escola, Malala Yousafzai. Nascida em 12 de julho de 1997, em Mingora, a maior cidade do Vale do Swat, região montanhosa e tribal ao noroeste do Paquistão e próxima à fronteira com o Afeganistão. Filha de professor, lutou com a própria vida pelo direito à educação para meninas e hoje é a pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da paz, tornando-se um símbolo mundialmente reconhecido.                                  
       
Esta história, tão comovente e encorajadora, nos possibilitou trabalhar com os alunos aspectos sociais, religiosos e culturais muito diferentes dos que eles conheciam e provocar, com esse choque de realidade, uma reflexão sobre a importância de conhecer e respeitar as diferenças e os direitos de todos.               
Relacionamos a história de Malala com as de alguns refugiados que, em busca de uma vida mais segura, abandonam seus países de origem e fogem para outros lugares, enfrentando viagens precárias e sem a menor segurança. Muitos nem conseguindo chegar ao seu destino e morrendo ao longo do caminho. Uma realidade que diariamente assistimos nos noticiários.                                   
Com os objetivos de aprofundar os conhecimentos, desenvolver atitudes cidadãs e ampliar a reflexão sobre igualdade, planejamos para atividade do Mês Literário a vinda de Razan Suliman, uma refugiada da Síria que vive no Brasil há dois anos, e Kei Nagano, do Instituto de Reintegração do Refugiado (ADUS). Razan abordou aspectos da cultura Síria, pontos positivos e negativos de lá, motivos de sua saída do país e viagem ao Brasil, as dificuldades encontradas aqui, suas aprendizagens e a saudade da Síria.
        
Foram momentos de vivências e aprendizagens que farão dos nossos pequenos estudantes grandes pessoas, hoje e sempre!
 
              
Professora Fabiana Tavares e coordenadora Silvia Azevedo
 

RELACIONADAS

O Mês Literário trouxe uma refugiada síria para conversar com o 5º ano....

Uma cápsula do tempo abre as atividades do projeto Pequenas Escolhas, Grandes Decisões....

Nas aulas de Música, os alunos do 2º ao 5º ano estudam Chiquinha Gonzaga para desfilar no Carnaval....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok