Uso adequado do WhatsApp pelos nossos alunos

09/12/2016

Uso adequado do WhatsApp pelos nossos alunos 


Temos que levar em consideração, atualmente na educação, que os alunos já nasceram e vivem numa realidade totalmente envolvida na linguagem digital e cada vez mais cedo as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano deles.

A partir dessa constatação, a equipe de professores do 4º ano EF planejou uma atividade com os alunos sobre o uso do WhatsApp. Foi simulada uma conversa bem parecida com a que os alunos participam nos grupos.

Fizemos um levantamento dos pais que acompanham as conversas dos filhos. Vejam o gráfico que fizemos a partir dos dados:

 

Fonte: Autoras


Mostramos aos alunos os termos de serviço do aplicativo que mostram que a idade mínima para o uso é de 13 anos. Portanto, vejam a importância do acompanhamento dos adultos (o ideal seria não expor as crianças):
 

 


Após a reflexão, os alunos assistiram ao vídeo Animação sobre o uso correto de redes sociais - https://www.youtube.com/watch?v=M0ZilloQ0Q4 para ilustrar o uso consciente e ético das Redes Sociais e tiveram como lição de casa escrever o que aprenderam sobre o assunto.

Eu aprendi que as redes sociais não são para menores de 13 anos e que muitas crianças mentem a sua idade. Muitas pessoas ficam falando na Internet o que não têm coragem de falar na vida real. Pessoas que ficam viciadas na Internet se esquecem do mundo real e só ficam no mundo virtual, isso não é bom para nós. Às vezes os pais não sabem o que os filhos estão fazendo e então as crianças ficam xingando e falando outras besteiras. Às vezes as pessoas acabam te enganando. Então, fique ligado!
Julia Lima

Eu aprendi que rede social é muito séria. Às vezes a pessoa que você acha que conhece pode não ser essa pessoa que você imagina.
Olívia Marques

 

Ilustração: Olivia Marques



Confira as dicas dos alunos no vídeo produzido pela Tania Filomena Knittel, professora de Informática:







 
Equipe de professoras do 4º ano EF


 

RELACIONADAS

Autonomia, respeito e interação no 4º ano....

A nutricionista da GRSA conversa com o 4º ano sobre hábitos alimentares....

Os alunos do 3º ao 5º ano contam como foi passar pela Recuperação Paralela....

Os alunos vão ao laboratório de informática e criam seus próprios defensores....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok