A aprendizagem começa com perguntas

24/10/2016

A aprendizagem começa com perguntas…


Sim, acreditamos que a aprendizagem começa com perguntas, pois elas nos indicam o que se quer saber, o que não se sabe, a curiosidade ou interesse que tenho.

É possível ter fihos sem menstruar?

Para que serve a ejaculação?

O que é doença sexual?

Por que o nosso corpo passa por mudanças?

Com quantos anos começam a nascer os pêlos?

Com que idade entramos na puberdade?

Com quantos anos os órgãos estão prontos para a reprodução?

Estas são apenas algumas das muitas perguntas, feitas pelos alunos do 6º EF, que foram respondidas no dia 20 de outubro pelo Dr Benito Lourenço, médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, chefe da Unidade de Adolescentes do ICr-HCFMUSP, membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Comissão Científica de Adolescência da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A conversa não teria fim se não fosse o sinal a nos avisar que o tempo passou e que o bate-papo precisava ser encerrado. O bate-papo sim, mas o assunto não, pois este continuará a fazer parte das conversas no corredor, das aulas, dos intervalos, em casa…

Este foi o terceiro e último momento do Projeto Afetividade e Sexualidade em 2016. O enfoque dos dois anteriores foram as relações interpessoais, com dinâmicas e atividades, planejadas e encaminhadas pelos professores do 6º ano, entre as quais vivenciaram Jogos Cooperativos e conversaram sobre a relação do que aconteceu durante os mesmos e situações do dia a dia em sala de aula e fora dela.

Um dos nossos principais objetivos foi fazê-los perceber a importância da relação presencial com as pessoas, olho no olho, que nunca será substituída por tecnologia nenhuma.

Que a nossa escola continue sendo um espaço “protegido” para aprender a se relacionar com as diversidades com educação, ética e respeito e que os conflitos os façam fortalecidos o suficiente para caminharem com suas pernas e fazerem boas escolhas quando não estivermos por perto.

 
Coordenadora Silvia Azevedo

RELACIONADAS

Múmias, faraós, princesas e guerreiros no 6º ano....

Momento de partilha sobre as especificidades das diversas formas de expressão de nossa sociedade....

Saiba mais sobre a apresentação dos alunos do 6º ao 9º ano EF no Arraial Azul....

Disputa de jogos interclasses do 6º ao 9º ano EF....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok