Aprendizagem criativa

07/05/2018

Aprendizagem Criativa

Aprendizagem criativa é uma metodologia para estimular a criatividade no processo de aprendizagem dos alunos.

Em grupos, os alunos 9º ano EF se organizaram, selecionaram as imagens de referência e os materiais (como sobras de papéis, chapas de raio X, rolos de papelão, casca de coco, entre outros) para criar maquetes de um dos estilos arquitetônicos estudados no decorrer do bimestre.

O trabalho de criação foi realizado em 4 aulas e tinha como objetivo final construir objetos tridimensionais com materiais reaproveitados, demonstrando na prática os conhecimentos estudados até o momento. O acabamento estético dos trabalhos não foi a prioridade nesta etapa e sim a criatividade e os croquis que foram realizados após a construção das maquetes.

Antes de chegarem nesta etapa de produção, realizaram estudos de observação de diferentes estilos arquitetônicos no Brasil (trabalhos expostos na Galeria localizada na passarela de entrada), pesquisaram e elaboraram pequenos textos explicando as principais características de cada estilo, realizaram apresentações expositivas em grupos, fizeram desenhos de observação de espaços do colégio e atividades de conhecimento no moodle, finalizando com a construção das maquetes.

Foram estimulados no decorrer do bimestre a pesquisar, escrever, contextualizar, relacionar, desenhar, observar, pensar, compartilhar saberes, tomar decisões, colaborar, expor ideias, selecionar, produzir, improvisar, construir, arriscar e criar. Eis uma parte do resultado do engajamento dos alunos do 9º ano.

Vivian Fernandes, Professora de Artes

Ao retornar do Carnaval, os alunos encontraram um Boulevard diferente....