Dia de encontro do 6º ano - 2017

07/07/2017

Dia de encontro do 6º ano
 
O Dia de Encontro é um momento com atividades elaboradas para cada série/ano, partindo da observação que os professores fazem em sala de aula: às características de cada turma,  a faixa-etária e suas necessidades. 
No 6º ano, assembleias com os alunos e as considerações dos professores durante o semestre culminaram em quatro dinâmicas: a primeira foi o martelo com pregos – divididos em grupos, os estudantes pregaram pregos em um pedaço de madeira, pensando em situações que lhes deixavam tristes ou com raiva. Depois, os pregos foram retirados, puderam ver as marcas que ficaram na madeira e associar as situações vividas às suas atividades em relação ao outro e suas consequências. 
A segunda foi a dinâmica dos pés. Eles os contornaram, pintaram e escreveram qualidades e defeitos pessoais, refletindo sobre os caminhos que estão percorrendo, tanto dentro quanto fora da escola, por exemplo, prestando atenção ao que os afasta ou aproxima de seus objetivos.
A terceira foi dividida em duas etapas: respondendo a questões que informavam seu grau de autoconhecimento e o conhecimento do próximo, e uma travessia sobre um rio de lavas, o qual, em grupos de dez, deveriam cruzar, agindo de maneira colaborativa.  A última foi no laboratório de informática sobre cidadania digital, a importância de usar as redes sociais atentos ao que é público e privado. 
Ao final de cada vivência, os professores responsáveis fizeram uma conversa para o fechamento do momento.
Professor Marcelo Silva, Ensino Religioso

RELACIONADAS

Em sala de aula, como atividades desse dia especial foram feitas perguntas de autoconhecimento e conhecimento do outro com propósito de apro...

Os dias de encontro são retomados nos componentes curriculares cotidianamente e se refletem, ao longo prazo, na postura dos jovens na sala d...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok