Fragmentos de uma vida

Para lugares estranhos.

Foram-se todos embora
Homens, mulheres e crianças,
Nos rostos pavor e sofrimento
Nos olhos um fio de esperança.

Fumaça negra cobriu
O céu frio e distante
Nenhuma lágrima rolou
Sob as estrelas brilhantes.

Ninguém jogou um grão de terra
Sobre a vala gigante.
Só o silêncio os saudou
No meio dos campos verdejantes.

BRAUN, Rita. Fragmentos de uma vida. SP: W-Edith Produções Gráficas, 2010, p. 153.

Pensando na construção de uma sociedade com valores de solidariedade, tolerância e respeito ao próximo, as aulas do 9º ano  extrapolaram as páginas dos livros.
Para trabalhar os conteúdos da Segunda Guerra Mundial lemos “O diário de Anne Frank”, produzimos textos em que os alunos colocavam-se como personagens desse momento histórico, assistimos a filmes e documentários nas aulas de História, Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
É forte, sofrido e angustiante conhecer os fatos relacionados à Segunda Guerra. Mas nenhum conteúdo ministrado nas aulas consegue abarcar a emoção do relato de uma sobrevivente desse terror. Para Julia Brusco, aluna do 9º B, foi comovente saber dos detalhes apresentados por Rita Braun: “Eu fiquei emocionada quando ela disse que sua amiga, escondida, balançou as mãos se despedindo dela... É de partir o coração.”
Rita Braun falou sobre as alegrias e tristezas da sua vida e em seu livro faz um alerta às futuras gerações: “Lamentavelmente a história pode repetir-se contra qualquer minoria. Estejam atentos. Reajam de imediato a qualquer manifestação ou agressão física e verbal, por menor que seja. Não é difícil esmagar uma centelha, mas basta uma lufada de vento para transformá-la em um incêndio incontrolável.” (BRAUN: 2010, p. 151).
Inspiradas no carisma de Emilie de Villeneuve, pretendemos ajudar a formar um aluno capaz de questionar-se quanto ao seu papel no mundo e seu envolvimento com as causas maiores; que defenda a dignidade de todos, que seja tolerante, integrador e solidário. Assim, esperamos que, ao final desse ciclo e considerando os novos desafios do ensino médio, todo o conhecimento possa ser transformado em serviço para a atuação na sociedade.

Érica Rocha, Carolina Abreu e Rita Lopes.