1ª série desenvolve aquecedores solares

23/08/2019

1ª série desenvolve aquecedores solares 
 
A diversificação da matriz energética figura entre os principais desafios de nossa era, não só por seu valor econômico e tecnológico, mas também pela importância do cuidado com o meio ambiente.

Atualmente, segundo a EPE, Empresa de Pesquisa Energética, cerca de 80% da matriz energética no mundo são baseada em fontes não renováveis, os chamados combustíveis fósseis. O uso indiscriminado desse tipo de combustível, e consequente a emissão de gases nocivos à atmosfera, é um dos responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, cujas consequências, de acordo com a CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, já podem ser verificadas com o aumento médio da temperatura do planeta e derretimento de calotas polares.

Diversos países já têm investido na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que permitam o uso de fontes alternativas de energia. De acordo com o relatório da ONU em 2017, o Brasil foi um dos países que mais investiu na pesquisa de fontes renováveis de energia, junto com a China e a Índia. Esse maior investimento pode ser percebido, no Brasil, pelo aumento de cursos de graduação e pós-graduação relacionados à engenharia de sistemas energéticos.

Mas o uso de fontes renováveis não depende apenas da existência de tecnologias e sim de uma educação que conscientize a respeito da importância da diversificação das fontes de energia. Por este motivo, este tema foi discutido na disciplina de Física do Colégio.

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio desenvolveram diversos modelos de aquecedores solares, cujo objetivo era aquecer uma determinada quantidade de água de maneira eficiente, utilizando apenas a luz solar como fonte de energia. Além da construção dos aquecedores, os estudantes produziram artigos com pesquisas a respeito de aquecimento solar e análises do funcionamento de seus próprios aquecedores, o que forneceu embasamento teórico para a atividade e permitiu a vivência do fazer científico na construção do conhecimento.

 
Professor Samuel Paiva


RELACIONADAS

Um gosto de passado com vozes do futuro....

A 3ª série cria jogos para estudar probabilidade na aula de Matemática....

Alunos da 3ª série conversam sobre a causa de auxílio a refugiados....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok