Aprendendo com as mãos na massa
A primeira série do Ensino Médio teve uma aula dinâmica, utilizando diferentes espaços da escola, sobre a fermentação alcoólica. Trata-se de um processo bioquímico realizado pelos primeiros seres vivos que surgiram no planeta como forma de obtenção de energia. Atualmente, é realizado por fungos unicelulares (leveduras) e utilizado na indústria para produzir pães e álcool etílico (etanol).
Mas por que o pão cresce? E se o processo produz etanol, por que não ficamos bêbados ao comer pão? E por que quando usamos fermento biológico temos que esperar a massa crescer e quando usamos fermento em pó não precisamos esperar para colocar a massa no forno?
Para responder a estas e outras questões, as turmas foram organizadas em grupos e cada aluno recebeu uma tarefa diferente. No laboratório foi feito um experimento para comparar os efeitos do açúcar e do adoçante sobre as leveduras do fermento biológico. Na cozinha experimental foram preparadas duas receitas de pão, uma utilizando fermento químico (em pó) e a outra com fermento biológico, com o objetivo de comparar os procedimento de cada receita em função do tipo de fermento utilizado.
Enquanto a massa com fermento biológico crescia, a turma foi ao laboratório analisar e registrar os resultados do primeiro experimento para posterior elaboração de relatório científico. Em seguida, todos retornaram à cozinha experimental para provar os pãezinhos que, aliás, ficaram muito gostosos.
Que delícia de aula! Os alunos executaram suas tarefas individuais com autonomia e precisão, trabalharam bem em equipe e puderam aprender sobre a fermentação, literalmente, com as mãos na massa.
Débora Guimarães, professora de Biologia