Aula de Skate na modalidade Escalada e Aventura

20/03/2017

Aula de Skate na modalidade Escalada e Aventura

Uma pesquisa encomendada pela Confederação Brasileira de Skate, em 2015 (Datafolha), aponta o crescimento de mais de 100% do número de skatistas no Brasil. Segundo o Instituto Datafolha, há mais de 8,5 milhões de skatistas no país. Diante desse cenário, surgiu a ideia de inserir o skate nas aulas extracurriculares de Esportes de Aventura do Colégio Emilie.
A proposta partiu, em maioria, dos próprios alunos, que só haviam explorado o conteúdo da Escalada Esportiva. A partir disso, foi planejada uma sequência didática cujo objetivo era estimular diferentes maneiras de se deslocar sobre o skate, aprender a frear e enfrentar os medos da queda.
Durante a aula, as crianças ajudaram-se mutuamente, experimentaram as diversas formas de locomoção sobre o skate e brincaram fazendo curvas pela quadra. Até o professor Nelson, de Futsal, mostrou que também é um skatista e suas habilidades não são apenas com bola.
No final, foi feita uma roda de conversa, onde foram levantadas perguntas como:
O que mais você gostou e o que menos você gostou na aula?
Gostaria que tivesse mais aulas de skate?
Onde você teve mais dificuldade?
O que você poderia fazer para melhorar?
Além da alegria de aprender um novo esporte, as crianças puderam praticar a partilha de conhecimentos e a solidariedade.
Parabéns aos alunos pelo desempenho e ao professor Fred pela iniciativa!

tocha olímpica Rio 2016 está percorrendo as aulas de Educação Física. Isso porque a assistente de classe do 2º ano do ensino fundamental, An...