Momento Cívico no Emilie

18/09/2017

Momento Cívico no Emilie

No dia 6 de setembro, os alunos da Educação Infantil ao 9º ano celebraram a Semana da Cidadania, cantando os hinos Nacional, à Bandeira e do Colégio Emilie, apresentando esquetes e peças, e partilhando reflexões e conhecimentos.
As crianças do Infantil I ao 1º ano, explicaram umas para as outras que as pequenas atitudes do dia-a-dia como não desperdiçar água, não jogar lixo no chão. Os alunos do 2º ao 5º ano participaram com músicas relacionadas à vida e ao cuidado com o ambiente e ao próximo; como parte do projeto Defensores da Natureza, o 4º ano apresentou a peça “O menino do dedo verde”, a que inseriu em que natureza e poluição disputavam um jogo de xadrez. Venceu a natureza.
Para abrir o momento cívico dos jovens do 6º ao 9º ano, os professores Marcelo Silva e Valdimir Mosquezi trouxeram em suas falas não apenas os símbolos que representam a independência do País, mas levantaram questões a respeito do exercício cotidiano da cidadania, que vão desde o comportamento no pátio, na sala de aula e quaisquer ambientes a que frequentem bem como o respeito que demonstram pelas diferenças culturais que compõem a nossa nação.  E para sensibiliza os alunos e explorar a diversidade do povo brasileiro, foi-lhes mostrado o vídeo Brasil pandeiro, de Luigi Bertolli. Após a abertura, cada ano pôde partilhar seus conhecimentos a respeito de cidadania e contexto histórico brasileiro desde o descobrimento até a Independência, por meio de vídeos produzidos por eles, esquetes e reflexões.
A mensagem que perpassou as celebrações é a de que cidadania não é apenas um termo complexo, mas são as pequenas atitudes do dia a dia que definem o papel do cidadão, como o respeito ao próximo e o resgate da valorização daquilo que é nacional.