Para o Haiti: uma viagem com o coração

14/03/2017

​Para o Haiti: uma viagem com o coração


                                                                                                           Foto cedida por Angélica Neves


Dias 13 e 14 de março ficaram marcados no calendário de nossa frágil humanidade porque nossos olhos e nossos ouvidos se voltaram para o povo mais pobre das Américas: o povo do Haiti, no Caribe. Fomos conduzidos por Angélica das Neves, ex-professora de Biologia do Colégio Emilie que trabalhou durante 9 meses na missão das Irmãs Azuis em Porto Príncipe.
Com ela aportamos num país cuja história é marcada pela exploração e pela corrupção, por uma pobreza endêmica que se perpetua: na capital 78% dos adultos são analfabetos; no país, 90% das pessoas não têm saneamento básico em suas casas paupérrimas e o desemprego atinge 80% da força de trabalho. Fome e miséria formam um binômio do qual é impossível escapar.
Nessa realidade de tendas, de esteiras como cama, de comida pouca, de perspectivas duvidosas, a Congregação das Irmãs do nosso Colégio fundou, em 2011, um centro de acolhida ao povo haitiano. Tarefa difícil naqueles tempos pós-terremoto em que se evidenciou para o mundo todo a genuína situação daquele povo. Nessa realidade de buscar esperanças e pequenos caminhos, Angélica foi encontrar a realização de um sonho há muito acalentado.
E nesses dois dias, nossa mente e nosso coração foram ao Haiti, acompanhando o projeto das Irmãs que ficou de Angélica, que é nosso.
Os professores agradecem a visita, os alunos do Ensino Médio entenderam o que é sonho, os representantes de classe perceberam a importância de trabalhar pelos outros, conhecendo que o “lucro” do Arraial Azul vai dar esperança, saúde e comida a muitos haitianos.
P.B.

                         Local devastado pelo furacão.                                             Oficina de capacitação promovida pelas Irmãs Azuis
                        Foto cedida por Angélica Neves                                                               Foto cedida por Angélica Neves



                Alimentação com recurso do Arraial Azul.                               
 Oficina de capacitação promovida pelas Irmãs Azuis                 
                     Foto cedida por Angélica Neves                                              Foto cedida por Angélica Neves
 
 

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok