Graduação Kodansha no Judô

08/02/2019

Professor Fernando Catalano conquista a graduação
de Mestre Kodansha no Judô

O professor de Judô do Colégio Emilie de Villeneuve, Fernando Catalano Calleja, recebeu em 26 de janeiro uma das maiores honrarias da sua extensa carreira no Judô. Em cerimônia emocionante, no Teatro Municipal de Mauá, ele foi promovido a Mestre Kodansha, faixa coral vermelha e branca, 6º Dan pela Confederação Brasileira de Judô e pela Federação Paulista de Judô.

Kodansha é um título de alta graduação específico do Judô, criado pelo Instituto Kodokan, do Japão. Ele é outorgado na idade mínima de 44 anos, no mínimo de 25 anos como faixa preta (do 1º ao 5º Dan), àqueles que se empenham no aprendizado, na prática contínua, na demonstração da sua eficiência técnica em competição e na devida dedicação na parte acadêmica, no ensino, no estudo e na pesquisa do esporte. Portanto, seu portador é depositário e responsável pela difusão dos princípios filosóficos e educacionais do Judô preconizados pelo Prof. Dr. Jigoro Kano.
A sessão solene de outorga contou com a participação das principais autoridades do Judô nacional, entre elas o presidente da CBJ, professor Silvio Acácio Borges, e do presidente da FPJ, professor Alessandro Panitis Púglia e o membro da comissão nacional de graduação, professor Mitiharo Sogabe, faixa vermelha 9º Dan. Em um dos momentos mais marcantes da cerimônia, o professor Fernando recebeu sua promoção de faixa Kodansha 6º Dan das mãos do seu pai, mestre Kodansha 8º Dan, professor Luiz Catalano.

“Quando comecei no judô aos 3 anos de idade tendo como Mestre o meu pai, Sensei Luiz Catalano, eu sempre sonhei em um dia me tornar um mestre Kodansha. Não foi um caminho fácil, são 41 anos de muito trabalho e dedicação, primeiro como atleta e hoje como professor, que tanto me orgulha nessa modalidade que amo. Divido esse título com minha esposa Cristina Catalano, com os meus três filhos, com o Colégio Emilie de Villeneuve e o Círculo Militar de São Paulo, nobres instituições que valorizam e me oportunizam exercer a minha missão como professor, com todos os meus queridos alunos e a todos os senhores pais e parceiros que apoiam e acreditam no meu trabalho. Estou muito feliz e orgulhoso em ser um dos mais jovens professores a receber esta graduação e espero, daqui para frente, realizar um trabalho de ainda mais excelência”, ressalta o agora mestre Kodansha, Sensei Fernando Catalano.

Breve currículo do Sensei Fernando Catalano Calleja:

- Professor de Educação Física formado e pós-graduado em Fisiologia Aplicada ao Exercício pela UNIFESP.

- Graduação atual: Kodansha, faixa vermelha e branca 6º Dan pela CBJ e FPJudô 2018.

- Formador de 49 alunos faixas pretas (4 alunos de Judô do Colégio Emilie).

- Palestrante em diversos Simpósios, Seminários e Workshops.

- Técnico da Equipe de Judô do Círculo Militar de São Paulo desde 1995.

- Professor de Judô e de Educação Física no Colégio Emilie de Villeneuve desde 1997.

- Experiência como técnico da Seleção Brasileira de Judô escolar CBDE, como técnico da FPJudô em Campeonatos Brasileiros CBJ (Sub 13, Sub 15 e Sub 18), como técnico da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo nos JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE do COB (2014 e 2016), dentre muitas outras.

- Técnico formador de atletas campeões Pan americanos, campeões Sul americanos, campeões Brasileiros CBJ, campeões dos Jogos Escolares da Juventude, Campeões Paulistas, dentre muitos outros títulos.

- Principais conquistas de Troféus em Torneios de Judô por equipes:
Campeão Torneio do São Paulo Futebol Clube - 1º Delegacia FPJudô, da Capital de São Paulo;
Campeão Torneio Takayama de Judô - 15º Delegacia da FPJudô;
Bi Campeão Copa Barueri - 7º Delegacia da FPJudô;
TRI Campeão Torneio Sadao Doi -7º Delegacia da FPJudô

Realizado no sábado, 5 de maio, o Torneio de Judô das Olimpíadas do Colégio Magno contou com a participação de 6 colégios da capital e com a...