• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube
  • E-mail
  • Moodle

O papel do atelierista na escola da infância

28/10/2019

O papel do atelierista na escola da infância

No mês de maio, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a abordagem Reggio Emilia e o papel do atelierista na escola da infância. A função desse profissional é dialogar diretamente com o professor de sala de aula, trazer propostas e vivências estéticas a partir das relações em diferentes contextos. É primordial que, tanto o professor quanto o atelierista, desenvolvam uma escuta atenta às investigações e pesquisas potentes realizadas pelas crianças, para que os relançamentos sejam significativos e partam do seus interesses. Todas as relações são valorizadas nesse processo: os silêncios, as falas, os jogos simbólicos que estabelecem, assim como, as pesquisas sensoriais.
 
“O termo atelierista foi inventado para denominar um tipo de trabalho novo e contém uma referência clara e imediata à natureza do trabalho nos estúdios dos artistas (VECCHI, 2013, p. 48,49).”

“O cérebro, as mãos, as sensibilidades, a racionalidade, a emoção e a imaginação trabalham juntos em íntima cooperação” (VECCHI, 2013, p. 48,49).

 
Professoras Elienai Regina Silva Bernini Zeidan e Lilian Gruenwaldt Faria - Artes

RELACIONADAS

A professora Andréia Heringuer fala sobre sua pós-graduação!...

Marcelo Fellini, Professor de História do 6º ano do Ensino Fundamental, conta sobre sua pós-graduação!...

A Professora de Matemática Fabiana Andrade conta sobre sua experiência!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok