Pastoral Escolar - Liquidez em Bauman

29/08/2019

A modernidade líquida e a missão de vida de cada ser humano
 

Em 20 de agosto, aniversário da Paulus Editora, tive a oportunidade de participar deste momento de celebração palestrando sobre o cenário de modernidade líquida com o tema de espiritualidade, a partir de uma análise do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, falecido há dois anos.
 
Bauman trata de modernidade sólida e modernidade líquida, fazendo uma comparação entre as mudanças pelas quais passou o cenário social, a relação com as tecnologias e as relações entre as pessoas, considerando líquida a rapidez em que a sociedade se organiza atualmente.
 
Minha proposta foi para a reflexão sobre o lugar de Deus na modernidade que vivemos hoje. Para isso, retomamos textos bíblicos, principalmente do apóstolo Paulo que, há dois mil anos, também viveu em um contexto globalizado, em uma grande capital, com diferentes culturas e religiões.
 
Traçamos um paralelo entre o cenário de liquidez em uma análise sociológica, com um tema que parte da teologia, para constatarmos que a espiritualidade continua sendo um valor.
 
 
Ramires Henrique de Andrade, professor de Ensino Religioso (9º ano) e Estudos Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos (Ensino Médio)

RELACIONADAS

Oficinas, música e brincadeiras na primeira visita deste semestre....

Professor do Emilie palestra sobre a interpretação bíblica do sofrimento humano....

Em formação continuada, professores do Emilie participam do curso de Docência de Alta Performance....

Inscreva-se e colabore com os projetos da Aprendizagem Solidária!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok