Desafio da alimentação saudável

26/08/2019

O desafio da alimentação saudável


O projeto da alimentação saudável realizado no Período Complementar tem como objetivo incentivar os alunos a mudarem seus hábitos alimentares, propondo diversas estratégias desafiadoras e divertidas para descobrir e desenvolver o gosto por experimentar novos alimentos.

Fazemos uma brincadeira chamada “Reviravolta do Gosto”. O desafio do dia é escrito por cada aluno em um pedaço de papel e sorteado antes do almoço, por exemplo, “comer beterraba”, ‘‘comer salada antes do prato principal”, “colocar 5 cores diferentes no prato”...  Nesse jogo, todos são desafiados, incluindo o que escreveu, a comer algo que nunca comeu e que não goste, colorindo mais o prato.

Focamos nas frutas, legumes e verduras devido à dificuldade que as crianças têm em experimentar e acrescentar em seu prato um alimento que não é consumido no seu dia a dia. Esta proposta tem sido uma provocação para que a mudança dos hábitos alimentares aconteça de forma efetiva. Essa brincadeira trouxe grandes resultados: pratos que só tinham coisas básicas (arroz e vinagrete ou arroz e feijão), tornaram-se bem coloridos e variados.

Encerramos a primeira etapa do projeto com os alunos muito envolvidos. Cada um dos 6 ganhadores recebeu um troféu pela grande mudança.

 
Mariana Santos, Monitora do Período Complementar
 

Eu achei legal, porque comemos coisas diferentes. Antes eu não levava alface no almoço e agora peço para minha mãe colocar em meu prato. Todo dia como alface, tomate e pepino. Agora estou comendo coisas saudáveis.
Sophia Stigliani, 4º ano E
 
Eu adoro esse desafio da alimentação saudável, porque influencia as pessoas que não comem alguns alimentos a comerem e acabarem gostando deles. No começo, nem fazia ideia que existia esse desafio, mas no decorrer dos dias fui entendendo e consegui ganhar em 1º lugar. Adorei participar deste desafio interativo e legal. Quero fazer mais vezes.
Maria Luiza de Castro, 4º ano F
 
Eu achei muito chato no começo, depois achei interessante e legal o desafio que só é feito para nos alimentar bem e para nos deixar bem fortes.
Mariana Ferrari, 3º ano E
 
Eu achei bom, porque o arroz e o feijão com a salada ficou bom, e com a beterraba também.
Gabriel Baasch, 2º ano G

RELACIONADAS

O Infantil III do Período Complementar manifesta sua arte explorando o universo das frutas....

O 1º ano do Complementar explora o colégio para registrar a natureza....

As crianças do Período Complementar elaboram estratégias para a construção de uma pista de carrinhos....

Saiba mais sobre o Projeto Imagine!...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok