Diário de um entregador

Diário de um entregador

Os estudantes do sétimo ano, no componente curricular de Geografia, trabalharam o tema das redes de transporte e comunicação no Brasil.

Para dar continuidade a esse conteúdo com estudos voltados à sociedade brasileira, abordando desigualdades, indicadores socioeconômicos e distribuição populacional, os alunos assistiram ao documentário Sobreviventes do Trânsito, produzido pela TV Justiça. O material apresenta problemáticas relacionadas ao trânsito nas grandes cidades brasileiras, com destaque para a realidade vivida pelos motoristas e entregadores de aplicativos.

Após um debate coletivo sobre o documentário, os alunos realizaram uma atividade em que criaram um personagem entregador de aplicativo que utiliza motocicleta como meio de trabalho, descrevendo sua rotina ao longo de um dia. A proposta, estruturada em formato de diário, orientava os estudantes a refletirem sobre as condições de vida e trabalho de uma parcela significativa da população brasileira, com destaque para a realidade vivida pelos motoristas e entregadores de aplicativos.

Os relatos produzidos foram compartilhados em sala e super importantes para que os alunos desenvolvessem um novo olhar sobre uma profissão frequentemente invisibilizada no cotidiano!

Luciana Souza, Professora de Geografia

Notícias Relacionadas

icone whatsapp