Estudo de Meio como recurso metodológico

O estudo de meio no Colégio Emilie de Villeneuve é uma metodologia diversificada, atenta à realidade cultural e tecnológica, que explora os mais diferentes espaços e tempos de aprendizado pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço e do diálogo com o ambiente vivenciado, como instrumento fundamental para complementação dos conteúdos trabalhados em sala.

O estudo em locais fora da escola permite o desenvolvimento de diferentes habilidades como atenção, observação, interpretação, registros, bem como o conhecimento de outros modos de vida e organização social pelo contato com diversas leituras de mundo, permitindo assim uma reflexão e crítica.

Contribui para o desenvolvimento da autonomia e da formação de uma postura adequada frente às diferentes situações e ambientes visitados (aspectos atitudinais) de forma multi, inter e transdisciplinar.

O estudo do meio possibilita estabelecer uma relação mais direta entre o sujeito e sua função na sociedade por meio do questionamento, investigação e da problematização do meio no qual está inserido.

O local é uma  réplica de uma  aldeia indígena que proporciona uma experiência de convivência com a natureza e com a cultura indígena. Os estudantes terão uma experiência única, desfrutando desse conhecimento e tradições.

No Programa Reconecta, exclusivo para grupos escolares, os estudantes vivenciarão experiências únicas e imersivas, com visita educativa mediada no Jardim Botânico e no Museu Botânico.

Você já imaginou como seria conhecer de perto a evolução da língua portuguesa com sua importância histórica e explorar um dos patrimônios culturais mais importantes do nosso país?

A Toca da Raposa abriga dentro do seu espaço um criadouro conservacionista de animais silvestres com aves, répteis e mamíferos devidamente autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, cujo objetivo é contribuir com a conscientização, conservação e preservação da natureza.

O Museu Aberto de Astronomia, carinhosamente conhecido como MAAS, conta com 13 atividades que transmitem os mais diversos lados da Astronomia Clássica e Moderna, sendo algumas formatadas exclusivamente para escolas. É possível fazer observações solares e noturnas, conhecer mais sobre o sistema solar e a história do nosso planeta.

Ciência aplicada ao cotidiano Na Fundaçõa CEU, os estudantes são levados a experimentar a ciência na prática e entender seu uso no dia-a-dia, com atividades que vão desde oficinas pedagógicas até sessões de planetário digital. vão do espaço ao centro do nosso planeta.

Nas trilhas da colonização vença a Muralha da Serra do Mar conhecendo uma cadeia de montanhas que se estende desde o estado do Espirito Santo até o estado do Rio Grande do Sul, formada a cerca de 60 milhões de ano durante o processo de separação do continente sul-americano e africano, percorrendo o caminho utilizado para o transporte de mercadorias e o desenvolvimento da indústria e comércio.

Esta jornada é uma imersão profunda que permitirá a você reconhecer as raízes da identidade nacional, cultivar a consciência cívica e abraçar a riqueza da diversidade. Junte-se a nós e descubra como as artes e a perspectiva decolonial se entrelaçam para contar a história de São Paulo de maneira autêntica e transformadora

Uma aventura para compreender as transformações políticas, econômicas, sociais, culturais e tecnológicas ocorridas no Brasil a partir do século XX, devido à expansão da economia cafeeira.

Conheça a história da fundação da cidade de São Paulo com os seus marcos arquitetônicos, através da observação do desenvolvimento e expansão geográfica da cidade ao longo de sua história, assim como a observação das técnicas de construção utilizadas em diferentes épocas da história da cidade.

Uma jornada épica aguarda por aqueles que se atrevem a explorar o maior complexo de cavernas no Brasil (300 cavernas), mata atlântica, cachoeiras, rios cristalinos e muito ecoturismo neste lugar único e fascinante.

Você já imaginou como seria vivenciar de perto a rotina de um pesquisador em uma das maiores universidades do país? Quer saber como é estudar no campus da USP e explorar seus laboratórios e bibliotecas renomadas mundialmente? Então, já pensou em participar de um estudo do meio na USP?

Centro histórico, área de mangue, estação maregráfica e meteorológica, usina nuclear…
Tudo num mesmo estudo de meio!

Depoimentos:

Depoimento do aluno Caio, sobre o estudo do meio “Conhecendo SP do bonde e do metrô” – Roteiro Paulista

Depoimento da aluna Vitória, sobre o estudo do meio “Conhecendo SP do bonde e do metrô” – Roteiro Paulista

Depoimento da aluna Valentina, sobre o estudo do meio “Conhecendo SP do bonde e do metrô” – Roteiro Paulista

Depoimento do aluno Rafael, sobre o estudo do meio “Conhecendo SP do bonde e do metrô” – Roteiro Consolação/Mooca

Depoimento dos alunos, sobre o estudo do meio “Brasília: do cerrado ao Senado”.

Depoimento dos alunos Rafael e Gabriela, sobre o estudo do meio “Brotas”

Infantil I - Casa do Brincar
Preschool 1 e Infantil II - Fazendinha Estação Natureza