XXIV Simpósio de Educação da Rede Azul

XXIV Simpósio de Educação da Rede Azul/SP

“Atravessamos enormes desafios em 2020 e atravessaremos muitos outros em 2021, mas o que importa é que estaremos sempre juntos. Eu sei que não podemos estar juntos presencialmente neste momento, mas não deixamos de sonhar com este reencontro, porque Santa Emilie está sempre no meio de nós”.

Com a abertura gravada em um auditório vazio, Marly Benachio, Coordenadora Geral do Simpósio de Educação da Rede Azul, dá início à primeira edição online do evento.

No dia 30 de janeiro os educadores da Província de São Paulo se reuniram virtualmente para uma troca de conhecimento e aprendizados com o tema “Construir só se conjuga no plural: o dinamismo da (re)invenção docente”.

Na primeira palestra, “A construção de patrimônio de vivências na dramaticidade do viver”, a professora Fernanda Coelho Liberali trouxe à tona questionamentos sobre a arte e a interculturalidade crítica.

Na sequência, uma importante discussão sobre a situação atual da tecnologia na educação: “As implicações da Inteligência Artificial para o ato de educar”. Henrique Pequeno, Doutor em Ciências da Computação, falou sobre a necessidade de prover um registro de dados dos estudantes, possibilitando um monitoramento constante do aprendizado dos alunos de forma ética, segura e com a inclusão democrática da sociedade nesta tecnologia.

Para fechar a manhã de palestras, Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação, conversou com os educadores sobre “O perfil do docente na pós-pandemia”. Foi um rico momento de conscientização sobre o papel fundamental dos educadores em um novo cenário de ensino híbrido, onde é essencial atender às diferentes necessidades de cada aluno favorecendo seu protagonismo.

No período da tarde os educadores se dividiram em subgrupos para aprofundar a reflexão sobre os pontos relevantes trazidos pelos palestrantes e articular linhas de ação que já podem ser colocadas em prática este ano em seus segmentos.

Dar continuidade a este momento de formação, ainda que de forma virtual, é primordial para marcarmos o início de um ano que trará novos desafios e realizações.

Nossas portas estão abertas. A vida voltará a cruzar nossos portões. As risadas regressarão aos nossos pátios. Os pequenos corações subirão novamente nossas escadas. Que chovam bênçãos de proteção. Estamos de volta! E tudo vai dar certo!

Com esta mensagem de esperança, encerramos a 24ª edição do Simpósio de Educação da Rede Azul.