Mentalidades Matemáticas

Mentalidades Matemáticas

O grande movimento das Mentalidades Matemáticas começou em 2017 com o lançamento do livro “Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador”, de Jo Boaler.

A Matemática é uma área do conhecimento que carrega muitos mitos sobre ter um pensamento rápido, sobre homens terem um desempenho melhor do que mulheres, de que é muito difícil… Nada disso é verdade.

A leitura deste livro clareou ideias sobre um novo caminho para professores, alunos e famílias. Fiquei extremamente emocionada ao ver o Instituto Sidarta trazendo esta abordagem na reunião de planejamento de professores no início deste ano.

A partir da apresentação desta proposta de uma matemática aberta, visual e criativa, tivemos encontros mensais com o instituto para um aprofundamento dos conceitos de mentalidade de crescimento, abertura para novos desafios, prontidão para o aprendizado e relacionamento entre diversas áreas do conhecimento. É sobre matemática, mas não é só sobre matemática.

A mensagem mais marcante é a de que não se trata de velocidade, mas de profundidade. Desenvolvemos e partilhamos propostas que convocam todos os estudantes a darem a sua palavra. Propostas que mobilizam, engajam e abraçam a todos.

A conexão de saberes e troca de experiências firmaram que estamos no caminho certo com percursos que envolvem aprendizagem baseada em problemas, resoluções “mão na massa”, participação em olimpíadas externas como o Canguru de Matemática e tantas outras propostas que permitem o exercício de procedimentos, ampliam o repertório de habilidades e competências matemáticas e potencializam autossuperação.

Foi uma oportunidade incrível de dialogar com educadores de outros segmentos. Essa troca nos dá força e enriquece nosso trabalho para que todos aprendam matemática em altos níveis!

 

Professora Milena Ávila

Notícias Relacionadas

icone whatsapp