No mês de agosto, os alunos do Grade 6 participaram de uma experiência imersiva que integrou linguagem, raciocínio lógico e colaboração em grupo. A atividade recebeu o nome de Murder Mystery e tinha como proposta descobrir o autor de um assassinato fictício, utilizando as estruturas linguísticas trabalhadas em aula e desenvolvendo habilidades de análise de fatos e formulação de conclusões baseadas em evidências.
Esta atividade foi elaborada pelos professores do Grade 6 e contou com o apoio de todos os docentes do Middle School, que assumiram os papéis dos personagens envolvidos no mistério. Em grupos, e com autonomia para circular pela escola, os alunos coletaram pistas, entrevistaram suspeitos e testemunhas, analisaram contradições e levantaram hipóteses até chegar à solução do caso. Ao final, precisaram apresentar seus argumentos de forma estruturada, justificando a conclusão a que chegaram.
Mais do que um jogo, o Murder Mystery se revelou uma prática pedagógica ativa e envolvente, que promoveu não apenas o desenvolvimento da língua, mas também o pensamento crítico, a tomada de decisão em grupo e o respeito às diferentes opiniões. Foi uma experiência que uniu aprendizado, criatividade e diversão, deixando marcas significativas no percurso formativo dos alunos.
In August, Grade 6 students took part in an immersive experience that integrated language, logical reasoning, and group collaboration. The activity, called Murder Mystery, challenged them to discover the author of a fictional crime while using the linguistic structures studied in class and developing skills related to analyzing facts and drawing evidence-based conclusions.
The project was designed by the Grade 6 teachers and supported by all Middle School teachers, who took on the roles of the characters involved in the mystery. Working in groups and with autonomy to move around the school, students collected clues, interviewed suspects and witnesses, identified contradictions, and formulated hypotheses until they reached a final solution. At the end, they presented their arguments and justified their conclusions.
More than just a game, the Murder Mystery became an active and engaging learning experience that fostered not only language development but also critical thinking, group decision-making, and respect for different perspectives. It combined learning, creativity, and fun, leaving a meaningful impact on the students’ educational journey.
Ana Carolina Ribas, Language Teacher











