Quero ainda ver
nas flores no amanhecer
a face de um deus.
Matsuo Bashô
Os alunos do 3º ano embarcaram em uma experiência que entrelaçou poesia, arte e sensibilidade. Em um trabalho interdisciplinar entre Inglês e Arte, exploraram a natureza por meio das palavras e dos traços, inspirados pela tradição das culturas japonesa e chinesa.
Nas aulas de Inglês, aprenderam o vocabulário relacionado aos elementos naturais — sky, wind, flowers, sea, sun, mountains — e conheceram o Haikai (Haiku), forma poética japonesa que busca captar a essência de um instante com simplicidade e profundidade.
Os educandos descobriram que, para escrever um Haikai, é preciso mais do que saber a estrutura — duas linhas curtas e uma longa. É preciso olhar com delicadeza, escutar o silêncio da natureza e traduzir o instante em palavras.
Sob orientação, cada estudante criou seu próprio poema em inglês, revisando, escolhendo palavras e lapidando sentidos.
Na etapa seguinte, o projeto floresceu também nas aulas de Arte. Inspirados pela estética oriental, os alunos conheceram a técnica do sumiê — pintura tradicional chinesa e japonesa feita com nanquim e aquarela, em que o traço simples revela a harmonia e a beleza da natureza. Cada Haikai/Haiku ganhou forma e imagem: palavra e pincel se encontraram para expressar, juntos, a poesia do olhar infantil.
Mais do que unir duas áreas do conhecimento, o projeto despertou nos estudantes a sensibilidade estética e o olhar poético sobre o mundo. Mostrou que aprender um idioma é também aprender a sentir, a observar e a reconhecer a beleza nas pequenas coisas — onde arte e vida se encontram.
Professoras Isabella Barreto e Thaís Hércules













