PASTORAL ESCOLAR e VOLUNTARIADO

“Seja qual for o trabalho faça-o com espírito de fé. É sempre para Deus que deve agir. Não se esqueça disso e ficará feliz de estar a Seu serviço, de qualquer forma que seja”. (Emilie de Villeneuve, Espelho de uma Alma, p. 31)

A Pastoral abrange todas as intenções e ações didático-pedagógicas propostas e desenvolvidas no Colégio Emilie de Villeneuve, assumindo uma postura integral e integrante que considera todas as dimensões do ser humano na construção de sua dignidade social, afetiva, psíquica, cognitiva, sexual, física e espiritual.

Somos uma escola em pastoral com uma atuação concreta que dinamiza, organiza e executa as ações específicas da confessionalidade, que promove a mediação entre pessoas e Deus, entre uma pessoa e outra, entre pessoas e o meio, no sentido mais largo e amplo, para recolocar no cotidiano de cada um a dimensão da espiritualidade.

Educação pela Fé

A organização da Pastoral Escolar ocorre pela educação da fé, que assume o anúncio da mensagem de Jesus Cristo, a vivência do carisma de Emilie de Villeneuve, o serviço ao outro e a celebração do sentido de existir e viver.  Para isso, o Colégio Emilie oferece:

CATEQUESE

Iniciação ao conhecimento dos mistérios de Deus e o ensinamento dos princípios da religião cristã católica.

Crisma

Sacramento da Igreja Católica de Confirmação do Batismo, que confirma a pertença à família de Deus.

Grupo Juvenil
Jovens de Emilie

Espaço de convivência, de aprofundamento dos valores humanos, cristãos e do carisma de Emilie de Villeneuve, que busca desenvolver e cultivar lideranças juvenis.

AcampAzul

Encontro de Jovens da Rede Azul para convívio, reflexão e aprofundamento de valores humanos e cristãos.

Celebrações Religiosas

Momentos e espaços de encontro para meditar, rezar e celebrar a fé cristã.

Campanha da Fraternidade

Modo privilegiado pelo qual a Igreja Católica no Brasil vivencia o período da Quaresma, olhando, de modo mais atento e detalhado, para diferentes aspectos da vida.

Projetos Sociais

Aprendizagem Solidária

O foco do trabalho do grupo de voluntários são as comunidades carentes e pessoas que necessitam melhorar sua qualidade de vida. Com elas e para elas, os alunos, sob a orientação de professores voluntários, elaboram projetos com oficinas, campanhas, visitas etc. Os encontros quinzenais são orientados por professores para a tomada coletiva de decisões. Trata-se de um aprendizado que ultrapassa os limites dos portões da escola, se torna referência e cria agentes transformadores.

Manhãs de Doação

Espaço semanal no qual mães e avós doam seu tempo e talentos na elaboração de trabalhos artesanais. Nos encontros são reservados momentos para reflexão e partilha de temas de formação humana e cristã.

Arraial Azul

Ação de voluntariado organizada e executada pelos pais, pais de ex-alunos e profissionais do Colégio Emilie com o propósito de doar seu tempo para causas humanitárias.

Campanhas solidárias

Desenvolvidas no Colégio Emilie com a finalidade de promover ações de arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas, calçados, sacolas de Natal, entre outros, a serem doados para instituições e famílias necessitadas.

Voluntariado Educativo

O voluntariado educativo é um espaço proposto pelo Colégio Emilie em que o aluno, quando decide voluntariar-se, partilha seus saberes escolares diretamente em ações de ajuda ao próximo nas comunidades carentes e pessoas que necessitam melhorar sua qualidade de vida. Com elas e para elas, os alunos, sob a orientação de professores voluntários, elaboram projetos com oficinas, campanhas, visitas etc.

Para deixar suas intenções, necessidades ou agradecimentos, escreva para a Pastoral Escolar:
religioso@colegioemilie.com.br