EJA: Médio I – Máquinas Simples

A importância e as consequências do uso de máquinas simples para a humanidade

A proposta para os 24 alunos do Ensino Médio I – 2021 (EJA) foi uma atividade dentro do componente curricular de Física constando de pesquisas, debate e construções de maquetes no estudo do conteúdo de Máquinas Simples a serem trabalhados tanto no momento síncrono como assíncrono das aulas.

A metodologia usada foi uma adaptação da metodologia ativa “Sala de Aula Invertida”

Os objetivos foram:

• Reconhecer que as máquinas surgiram para facilitar o trabalho do ser humano.
  • Perceber as máquinas simples no contexto histórico.
  • Identificar os principais tipos de máquinas simples.
  • Reconhecer os impactos que o desenvolvimento das máquinas exerceu sobre o ambiente e a humanidade.

Os conteúdos trabalhados foram:

• Desenvolvimento e utilidades das máquinas simples.
  • Tipos de máquinas simples: alavancas, rosca ou parafuso, cunha, polias ou roldanas e rodas e eixos.
  • O uso de máquinas simples nas grandes construções da humanidade.
  • Vantagens e desvantagens do uso das máquinas simples.

Conhecimentos e habilidades:

A proposta trabalhou a habilidade da BNCC segundo a qual os alunos devem ser capazes de discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas bem como desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, a escuta, o senso crítico e a criatividade.

Como resultado, os alunos produziram materiais teóricos e práticos que foram organizados em um mural virtual colaborativo (Padlet) montado pelos próprios alunos, seguido de socialização em aula de todos os materiais proporcionando momentos únicos pois nada melhor do que ver a teoria na prática.

Agradecemos e parabenizamos todos os alunos que encararam este desafio conosco e se mantiveram empenhados e dedicados. Que cada vez mais possamos embarcar em novos desafios que aproximem o olhar da ciência no dia a dia.

Confira o mural colaborativo montado pelos alunos: