5º ano na mídia – Futuro em pauta

Os alunos do 5º ano participaram do projeto Futuro em Pauta, encabeçado pelo JOCA, que é o primeiro jornal para jovens e crianças em seu formato no Brasil, trazendo notícias da atualidade por meio do jornalismo infantojuvenil.

O objetivo do projeto foi reunir as propostas de crianças e adolescentes de todo Brasil para melhorar a economia e educação do país. As propostas serão reunidas e compiladas pela equipe do jornal e encaminhadas para os respectivos ministérios.

Muito engajados com temas atuais e políticos, os alunos refletiram sobre um tema bastante estudado em nossas aulas: as pessoas em situação de refúgio. A partir dos conhecimentos e reflexões realizados ao longo do 2º bimestre, criaram propostas para atender às necessidades educacionais das pessoas refugiadas no Brasil.

Veja as propostas e justificativas dos nossos estudantes:

Nosso tema é educação para crianças em situação de refúgio no Brasil.

Esse problema é relevante porque o número de crianças em situação de refúgio no Brasil aumentou e elas precisam ter o direito de acessar e frequentar a escola como todas as crianças.

Nossa proposta foi a criação de atendimento multilíngue em diversos formatos, desde centros de línguas, por bairro, para ensinar o idioma local e facilitar a aprendizagem até professores e profissionais capacitados para atendimento de qualidade em diversas línguas em escolas pelo país, de forma gratuita.

Para isso, são necessários recursos financeiros para acolher os refugiados que priorizem:

1. A formação de professores para o atendimento em diversas línguas;
  2. Adaptação de currículos e materiais, principalmente com relação ao idioma;
  3. Conhecimento da cultura das pessoas atendidas;
  4. Espaços multiculturais e multirreligiosos dentro das escolas ou em seu entorno para manter o contato e a expressão das diversas culturas;
  5. Alimentação próxima à consumida no local de origem da criança, para facilitar a adaptação (pelo menos algumas vezes na semana);
  6. Construção de centro de idiomas e reforma das escolas públicas para atender as crianças (elas devem conviver com crianças brasileiras para se incluírem em nossos costumes e sociedade).

É necessário que aconteçam:

Investimento em formação de professores e profissionais especializados na educação para pessoas em situação de refúgio.

Propagandas para divulgar a educação para as crianças em situação de refúgio.

Reformas nas escolas que já existem para atender à chegada das novas crianças.

Com certeza essa iniciativa vai melhorar o acolhimento das pessoas que se refugiam em nosso país a partir da melhor compreensão do idioma, diminuindo os índices de analfabetismo, e aumentando o conhecimento e acesso à educação (sem custos). Isso provocará melhores interações entre as crianças, as pessoas se sentirão mais acolhidas e os índices de violência e preconceito contra os refugiados diminuirão e, no futuro, elas terão melhores oportunidade de concorrer a vagas de empregos e faculdade. Isso também vai melhorar a reputação do Brasil no acolhimento das pessoas em situação de refúgio e imigrantes.

E aí, gostaram das propostas do 5º ano?

Professoras Fabiana Tavares e Liliane Maria Oliveira